sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SERGIPE: Déda e Belivaldo se reúnem com Haddad


Em audiência com o ministro Fernando Haddad, titular do MEC (Ministério da Educação), nesta quarta-feira, 9, em Brasília, o governador Marcelo Déda reafirmou o compromisso prioritário de Sergipe com o ensino de qualidade no estado. Ao titular da pasta, Déda informou oficialmente que Belivaldo Chagas permanecerá à frente da Secretaria Estadual de Educação e, ao mesmo tempo, expôs "nosso plano para o setor no novo mandato".
Na longa audiência, o governador relatou os avanços de sua primeira gestão, destacando, em primeiro lugar, que a carreira do magistério no estado é remunerada dentro do princípio e das regras da lei do piso dos professores. Ao mesmo tempo, lembrou da parceria com a UFS (Universidade Federal de Sergipe) objetivando ampliar o acesso dos alunos da rede pública estadual ao ensino superior.
Entre as conquistas de sua primeira gestão, Déda lembrou ainda da política de ensino técnico profissionalizante deflagrada com a inauguração de estabelecimentos em Neópolis e Aracaju. Até 2014, anunciou o governador, Sergipe contará com 13 escolas técnicas.
De uma detalhada lista de convênios estabelecidos entre o MEC e o Governo de Sergipe, repassada pontualmente, Déda destaca a reforma e ampliação de escolas públicas e a construção de 16 novos estabelecimentos de ensino médio. Depois de informar ao ministro as providências adotadas pelo governo estadual, Déda solicitou ao ministro agilização nos atos de competência do ministério.
"Do MEC, solicitamos a aprovação dos projetos, a liberação dos recursos e a autorização de realização de licitações", resumiu o governador. Haddad determinou, então, que o secretário-executivo do ministério, José Henrique Paim Fernandes, presente à reunião, acompanhasse o andamento dos pleitos na estrutura do ministério.
De grande relevância para a educação no estado, o Campus da Saúde de Lagarto mereceu atenção especial na audiência. Afora os investimentos já realizados, o Campus deverá dispor da Escola Estadual Abelardo Romero ampliada e adequada para receber todos os cursos do novo campus (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Terapia Ocupacional), com exceção de Odontologia e Medicina, já que estes só obtiveram no final de 2010 a aprovação do Conselho Nacional de Educação, exigência legal para o funcionamento.
Ao lado do governador, o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho relatou a necessidade de contratação de novos professores, indispensáveis para o início das aulas. Além dos professores concursados já contratados, explicou Subrinho, haverá necessidade de chamar os excedentes e buscar profissionais extraordinários como forma de complementar o quadro docente.
Além disso, prosseguiu o reitor, para os próximos cinco anos serão necessários outros 240 profissionais de ensino tendo em vista à implantação dos cursos de Medicina e Odontologia. Para tanto, há necessidade de autorização do ministério. Haddad informou que medida provisória e projeto de lei serão assinados pela presidenta Dilma Rousseff autorizando a ampliação das vagas.
O governador justificou o apoio do Estado ao pleito da UFS lembrando a "relevância estratégica do projeto, não apenas para a educação de Sergipe e para a ampliação e interiorização do ensino universitário, mas para a consolidação do novo modelo de saúde pública implantado em Sergipe".
Nele, explicou o governador, "os profissionais formados em Lagarto formarão mão-de-obra requisitada pelo estado e pelos municípios, consolidando as ações do SUS (Sistema Único de Saúde) em Sergipe. Trata-se, assim, de investimento em educação e em saúde". Haddad, então, reafirmou seu compromisso com o Campus de Lagarto, lembrando das tratativas entre o Governo de Sergipe e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando, assim, a importância do investimento.
Haddad foi convidado pelo governador para a aula inaugural do campus no próximo dia 14 de março. Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília, acompanhou o encontro.

fonte: asn

Nenhum comentário:

Postar um comentário