terça-feira, 15 de março de 2011

CLIMA: Brasil Frente fria provoca queda de temperatura no Sudeste

A presença de uma sistema de baixa pressão no Oceano Atlântico, entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e o ar abafado espalham nuvens carregadas por Minas Gerais, centro-norte fluminense e no Espírito Santo, de acordo com a Climatempo. Uma frente fria está avançando em direção ao litoral do Sudeste e já espalha muita nebulosidade sobre o leste de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro.
Por outro lado, a massa de ar seco polar que acompanha esta frente fria impede a formação de nuvens em quase todo o interior da Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul. As nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão espalhadas por quase todas as outras áreas do País. Veja a previsão por região:
Norte
Nesta terça-feira, o céu fica nublado e chove o dia todo no sul do Pará e no sudeste do Amazonas. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece, mas o céu fica com muitas nuvens e também há previsão de chuva a qualquer hora. Há risco de chuva forte para toda a região.
Nordeste
O tempo segue chuvoso no sul da Bahia. Há risco de chuva volumosa nessa região. O sol aparece forte e chove rápido no decorrer do dia no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, e na maior parte de Pernambuco e de Alagoas. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O Maranhão segue com risco de chuva forte e volumosa.
Centro-Oeste
As pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e intercalam com aberturas de sol entre muitas nuvens no Distrito Federal, em Goiás, no centro-sul de Mato Grosso e no centro-norte de Mato Grosso do Sul. Já no norte de Mato Grosso, o céu fica nublado e chove o dia todo. Há risco de chuva forte para todas essas localidades. No sul de Mato Grosso do Sul, o sol ainda aparece entre muitas nuvens, mas não chove. A temperatura diminui bastante durante a madrugada e o amanhecer.
Sudeste
Nesta terça-feira, uma frente fria avança pelo litoral do Sudeste e deixa o tempo chuvoso com queda de temperatura no litoral paulista, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas regiões mineiras da zona da mata e dos vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. Na Grande São Paulo, o céu fica nublado e ocorrem chuviscos no decorrer do dia. Faz frio pela manhã e a temperatura fica amena durante a tarde. No centro-oeste paulista, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Nas demais áreas do Sudeste, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora e intercalam períodos de sol com muita nebulosidade.
Sul
O ar mais seco avança sobre a Região Sul e deixa o tempo firme, com sol, diminuição de nuvens e sem chuva na maioria das áreas gaúchas, inclusive em Porto Alegre, no Planalto e no oeste de Santa Catarina e no sul, centro e oeste do Paraná. No Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná, o céu fica com muitas nuvens e chove fraco a qualquer hora do dia. Na capital paranaense, o predomínio é de céu nublado, mas apenas com chuviscos. No litoral e na Serra gaúcha e nas demais áreas paranaenses e catarinenses, inclusive na Grande Florianópolis, sol entre muitas nuvens e tempo firme.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário