sábado, 12 de março de 2011

CLIMA: Litoral e capitais da região Sul podem ter chuva forte

A Zona de Convergência do Atlântico Sul espalha nuvens carregadas de chuva entre o Espírito Santo, Minas Gerais e centro-sul da Bahia. A organização de um sistema de baixa pressão ao largo do litoral da região favorece a formação de nuvens de chuva também entre o leste do Rio Grande do Sul e o Paraná, de acordo com a Climatempo.
No norte do Nordeste e do Pará e no Amapá, a Zona de Convergência Intertropical forma muitas nuvens carregadas. No oeste gaúcho e nas demais áreas do leste nordestino duas massas de ar quente impedem a formação de grandes áreas de instabilidades. Nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão espalhadas pelo restante do País. Veja a previsão por região:
Norte
Neste sábado, o sol aparece com mais força no oeste do Amazonas, no Acre e no sul de Rondônia. Nessas áreas, algumas nuvens persistem e são esperadas várias pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte, o tempo fica bastante instável, com muita nebulosidade, pouco sol e chuva a qualquer hora do dia, que deve ser forte.
Nordeste
O tempo segue fechado e chuvoso no Planalto da Conquista e no sul da Bahia. Já no litoral norte baiano, no Recôncavo, na região de Paulo Afonso, em Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no centro-sul do Ceará e no seridó potiguar, o sol aparece com força, as nuvens aumentam e ocorrem algumas pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas do Nordeste, o céu fica com muita nebulosidade e chove a qualquer hora, intercalando breves períodos de sol.
Centro-Oeste
Hoje, o sol predomina e a temperatura sobe, mas ainda ocorrem algumas pancadas de chuva à tarde na maior parte de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande. No norte desse Estado e nas demais áreas da Região Centro-Oeste, o sol ainda aparece entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia.
Sudeste
Neste sábado, o tempo segue fechado e chuvoso no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, onde há risco de chuva forte e volumosa. Na maior parte das áreas de São Paulo, inclusive na capital e no sul de Minas Gerais, o sol aparece forte, as nuvens aumentam no decorrer do dia e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. No norte e no oeste paulista, no Rio de Janeiro e nas demais áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora do dia.
Sul
O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia, inclusive com moderada a forte intensidade em todo o leste da Região, inclusive no litoral e na capital dos três Estados. Nas demais áreas do Sul, o sol predomina e a temperatura fica alta, mas ocorre o aumento da nebulosidade ao longo do dia e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário