quarta-feira, 16 de março de 2011

CLIMA: Sudeste pode ter chuva de forte intensidade nesta quarta

Um sistema de baixa pressão que se intensificou em alto-mar como uma Depressão Tropical, ao largo do litoral do Espírito Santo, já está se afastando da costa do Sudete, mas ainda estimula a formação de nuvens muito carregadas entre o centro-norte capixaba e sul da Bahia. A presença de uma frente fria no mar ajuda a forma nuvens carregadas também sobre o leste e o norte de São Paulo, no Rio e no centro-sul e leste de Minas Gerais. Por outro lado, a presença do ar mais seco, de origem polar, inibe a formação de nebulosidade em quase todo o Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste paulista. O ar quente e úmido estimula a formação de nuvens tropicais nas demais localidades do País. As informações são da Climatempo. Confira a previsão do tempo para sua região:
Região Sudeste
O tempo segue fechado com chuva o dia todo no litoral paulista, no Vale do Paraíba, no centro-sul do Rio de Janeiro, na zona da mata de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. A Grande São Paulo, o Vale do Ribeira e a Serra da Mantiqueira ficam com céu nublado e chuviscos no decorrer do dia. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora, inclusive com forte intensidade.
Região Sul
O tempo fica fechado com chuva o dia todo no litoral do Paraná e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Na capital paranaense, o céu fica nublado com chuviscos ao longo do dia. Nas demais áreas do Sul do Brasil, o sol aparece e o tempo fica firme, com temperatura baixa pela manhã e amena durante a tarde. No leste de Santa Catarina e no centro-norte do Paraná, a nebulosidade ainda persiste, mas também não chove.
Região Norte
As áreas de instabilidade persistem e espalham muitas nuvens carregadas sobre todas as áreas da Região Norte. Ocorrem alguns períodos de sol, mas a previsão é de várias pancadas de chuva ao longo do dia, que devem ser fortes e com grandes volumes acumulados.
Região Nordeste
O céu fica nublado e ainda chove o dia todo no sul da Bahia. Nas demais regiões baianas, no sul, no oeste e no norte do Maranhão, no sul e no norte do Piauí e no norte do Ceará, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora. Em Sergipe e em Alagoas, o sol brilha forte e o tempo fica seco. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina, mas o céu ainda fica com alguma nebulosidade e há condições para a ocorrência de chuva fraca, principalmente pela manhã.
Região Centro-Oeste
O céu ainda fica com muitas nuvens em todas as áreas do Centro-Oeste. O tempo fica firme apenas no sul de Mato Grosso do Sul, onde uma massa de ar mais seco ganha força e o sol aparece mais forte. No restante da região, são esperadas várias pancadas de chuva durante o dia, intercaladas com alguns breves períodos de melhoria. Há risco de chuva forte, principalmente em Mato Grosso.


fonte: terra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário