quarta-feira, 9 de março de 2011

Disque-Denúncia bate recorde de ligações

O serviço de Disque-Denúncia de Sergipe bateu recorde de ligações no segundo semestre do ano passado quando passou a utilizar o número 181. Segundo os dados estatísticos produzidos pelo Serviço de Disque-Denúncia, de janeiro a junho de 2010, quando ainda utilizava o número 08000-790147, o serviço recebeu 1.269 denúncias. Porém, de julho a dezembro, já com o telefone 181,  o serviço recebeu 4.221 denúncias, totalizando 5.490 ligações durante os doze meses do ano passado.
Nos primeiros seis meses do ano, 52% das ligações foram para denunciar crimes de tráfico de entorpecentes. No entanto, segundo o coordenador do Disque-Denúncia, Wellington Xavier, o serviço tinha capacidade para receber mais denúncias, mas o tamanho do número do telefone não facilitava a relação entre a polícia e a comunidade. “Com a adoção do número 181, que é mais enxuto e de fácil memorização, nós comemoramos um aumento significativo de denúncias, que culminou com a repressão policial de uma série de crimes”, explicou.
Ainda conforme o relatório, 62,18% das denúncias ocorridas no segundo semestre foram provenientes de crimes de tráfico de drogas, representando 2.695 ligações. “Vale ressaltar que os números acima, não expressam a quantidade de pontos de venda de drogas, ou bocas de fumo, haja visto, que um determinado local pode ser denunciado diversas vezes, por diversas pessoas ou mesmo uma só pessoa que reiteradas vezes denúncia o mesmo fato”, frisou Xavier.
Outro fato relevante refere-se ao histórico de tráfico de crack que estima-se uma demanda na ordem de 73% do total de todas as denúncias relativas ao comércio de entorpecentes.
Disque-Denúncia -  O serviço oferece total anonimato para quem liga. A central de atendimento mantém seu funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma equipe, permanentemente treinada em escuta qualificada, registra com toda atenção as demandas da população, suas aflições e seus medos.


fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário