sexta-feira, 11 de março de 2011

Falta de radar aumenta os riscos na malha federal

A fiscalização eletrônica nas rodovias federais, que deveria recomeçar neste mês de março, ainda não tem cronograma de instalação nem data para entrar em funcionamento previstos. A média de 37,8 mortes por dia nas estradas brasileiras durante o Carnaval (32% a mais que no ano passado), acendeu o alerta para o assunto e órgãos responsáveis são cobrados, por determinação legal, a cumprir  os prazos definidos.
Segundo informações publicadas, em novembro de 2010, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os primeiros equipamentos de fiscalização deveriam ter sido ligados até março deste ano.
Apesar disso, o órgão informou, nesta quinta-feira, 10, por meio da assessoria de comunicação, que não há cronograma definido: “O início efetivo da fiscalização depende da liberação de verbas e inspeção pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”.
Ao todo, serão instalados 2.696 equipamentos em áreas urbanas e rurais do País. Na Bahia, serão 140 pontos de controle, sendo 13  de fiscalização de avanço ao sinal vermelho, 61 lombadas eletrônicas e 66  radares fixos.
O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou, semana passada, acórdão com medidas imediatas para restabelecer o funcionamento dos equipamentos de controle de velocidade em pontos críticos das estradas, no prazo máximo de 60 dias. 


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário