sexta-feira, 11 de março de 2011

Médicos advertem para o risco de cegueira causada por lentes falsas

Coloridas ou de grau, as lentes de contato já conquistaram muitos adeptos. O desejo de mudar a cor dos olhos ou de ficar livre dos óculos sem desembolsar muito pode causar consequências graves. Utilizar lentes de contatos sem prescrição médica – muitas vezes vendidas ilegalmente em vários pontos da cidade, tais como em camelôs – pode causar cegueira, segundo alerta o oftalmologista Alexandre Príncipe.
Por pouco não foi esse o caso da vendedora Ana Pérola, 19. Ávida por mudar o look no Carnaval de 2010, ela trocou o castanho dos olhos pelo verde de uma lente de contato de origem duvidosa. Ela adquiriu o par no camelô por R$ 10, valor muito mais barato do que um par de lentes produzido por especialista.
“Não havia boatos de que a pessoa poderia ficar cega”, conta Ana Pérola. “Usei por pouco tempo, porque acabou se partindo. Mas tomava todos os cuidados: tirava o par para dormir e o deixava mergulhado em soro fisiológico”. Cuidados estes que não são, exatamente ideais, de acordo com os especialistas.
Nem todos têm a sorte de Ana Pérola ao utilizar lentes falsas. Sem passar pelo controle de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas lentes podem causar inflamações e infecções na córnea e levar à cegueira, segundo informa o oftalmologista.
De acordo com ele, devido ao uso incorreto de lentes, vários dos seus pacientes chegam ao consultório com a visão bastante comprometida. Muitos com úlcera de córnea ou infecção bacteriana. “Essas lentes podem causar sequelas definitivas na visão ou até cegueira total”, alerta.
Recomendações - De acordo com o médico Alexandre Príncipe, as lentes de contato devem ser indicadas por um oftalmologista, após a realização de exames, e prescritas conforme as necessidades de cada paciente, informando os procedimentos de utilização e manutenção. “Ninguém deve começar a utilizar a lente sem consulta médica”, enfatiza.
Príncipe revela que a maioria das pessoas que passam a usar lentes de contato falsas são jovens que compram as coloridas, atraídas pela estética, e fazem uso sem orientação médica. “Alguns chegam, até, a emprestar as lentes falsas para outras pessoas”, ressalta. No entanto, com o manuseio correto, as lentes de contato podem ser utilizadas por toda a vida, segundo o médico.
Como utilizar as lentes de contato

1 - É indispensável o acompanhamento de um oftalmologista. Um profissional irá apontar o tipo de lente mais adequado ao olho do paciente. O produto indicado pode ser trocado com o passar do tempo, caso surja algum tipo de infecção, por exemplo.
2 - Não se deve utilizar lentes emprestadas nem que tenham procedência duvidosa.
3 - Não se deve dormir com as lentes. Durante o sono, o organismo produz menos secreção lacrimal, essencial para a lubrificação da lente. O risco de inflamação é alto.
4 - Utilize sempre a solução específica para lente de contato. O soro fisiológico e a água pura não contêm conservantes e, portanto, não possuem a capacidade  de remover bactérias e fungos.
5 - Lave bem as mãos antes de  manusear as lentes. Não esqueça que suas mãos contêm impurezas que irão parar diretamente em uma parte muito sensível do seu corpo: o olho.
6 - Use e abuse dos colírios lubrificantes. Eles ajudam a conservar a lente por mais tempo e evitam a “síndrome do olho seco”.
7 - Troque o estojo a cada quatro meses e nunca entre no mar ou na piscina com as lentes. Em viagens de avião, as lentes devem ser retiradas se o voo durar mais de três horas. 


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário