terça-feira, 15 de março de 2011

MUNDO: Nível de radioatividade em Fukushima é perigoso à saúde

O porta-voz do primeiro-ministro do Japão, Yukio Edano, admitiu nesta terça-feira, 15, que o nível de radiação na área da usina nuclear de Fukushima é perigoso para a saúde da população.
No fim da manhã desta terça (noite de segunda no Brasil), o governo confirmou a existência de um incêndio no edifício do reator 4 do complexo - o fogo teria ocorrido devido a uma combustão de hidrogênio.
Pouco antes, uma explosão havia afetado o reator 2 da usina. Os reatores 1 e 3 também já haviam sofrido explosões. O governo japonês, no entanto, afirmou que está conseguindo diminuir a pressão nesses três reatores com a utilização de água do mar.
Luta contra crise - As autoridades do complexo Fukushima, danificado na sexta-feira depois do terremoto seguido de tsunami, estão tentando evitar o colapso de todos os três reatores nucleares da usina, enchendo os reservatórios com água marinha para resfriá-los.
A agência de notícias Jiji citou autoridades dizendo que os níveis de radiação em todo o complexo logo após a explosão, a terceira no local, estavam aumentando, mas ainda abaixo dos níveis considerados prejudiciais aos seres humanos. No entanto, pediram a alguns funcionários que deixassem o local.
"Foi uma explosão de hidrogênio. Ainda estamos avaliando a causa e não estamos seguros se a explosão foi causada pelo dano ao reservatório de supressão", disse um funcionário da agência de segurança.
A agência Jiji informou que a nova explosão causou estragos no teto do superaquecido reator número 2 e que há fumaça saindo do complexo.
Em duas ocasiões anteriores foram registradas explosões de hidrogênio que desprenderam partes do telhado da instalação, mas sem prejudicar as barras do reator, segundo autoridades. Não havia informações imediatas sobre danos nesta terceira explosão.
A Jiji informou que saía vapor do teto do reator número 3 e que foram identificados danos no teto do reator número 4.
A empresa que opera a usina, Tokyo Electric Power, não estava imediatamente disponível para disponibilizar informações sobre o reator número 2, disse a Jiji.
O operador disse que os níveis de radiação na região subiram para 8.217 microsieverts por hora quase uma hora depois da explosão, diante dos cerca de 1.000 microsieverts momentos antes.
As autoridades japonesas disseram que os níveis teriam que chegar a 1 milhão ou mais antes de causar doenças em grande escala pela radiação.
Cenário infernal - Equipes de resgate procuram sobreviventes nas áreas costeiras atingidas pelo tsunami, ao norte de Tóquio. As autoridades estimam que pelo menos 10 mil pessoas tenham morrido por causa do tremor de magnitude 8,9 e do tsunami que aconteceu depois.


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário