segunda-feira, 14 de março de 2011

SC: chuva faz 11,5 mil pessoas deixarem suas casas

Mais de meio milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas em Santas Catarina, de acordo com levantamento divulgado na noite deste domingo pela Defesa Civil estadual. No total, cerca de 11,5 mil pessoas precisaram deixar suas casas: 10.994 estão desalojadas e outras 551 permanecem desabrigadas em dezoito cidades afetadas pelos temporais.
Neste domingo, choveu com bastante intensidade na região metropolitana de Florianópolis. Os maiores danos foram registrados nas cidades de São José, Antônio Carlos, Palhoça, São Pedro de Alcantara e Santo Amaro da Imperatriz, onde cinco rios transbordaram e atingiram os moradores da zona rural.
Em São José, a chuva ocorrida neste domingo destruiu cinco casas e deixou 160 pessoas desabrigadas. Em pouco mais de um dia, a cidade registrou precipitação superior a 127 mm, índice superior à média para esta época do ano. Em Palhoça, outras 210 pessoas precisaram deixar suas casas e 180 residências foram danificadas.
Na capital Florianópolis não houve registros de maiores danos. A maior preocupação foi com a ressaca. Desde o sábado, as ondas chegaram a passar dos 2,5 m na costa e a Defess Civil pediu que as embarcações não deixassem a terra.
No Vale do Itajaí, uma das situações mais críticas é em Brusque. De acordo com a Defesa Civil, 80% dos moradores locais foram afetados e 180 pessoas precisaram deixar suas casas. O rio Itajaí-Mirim chegou a transbordar e até mesmo a partida entre Brusque e Figueirense, marcada para este domingo no estádio local, foi adiada pela Federação Catarinense de Futebol.
Nesta segunda, técnicos da Defesa Civil devem percorrer os municípios afetados para avaliar os danos. A previsão do tempo ainda indica a possibilidade de chuva nesta segunda, mas com menor intensidade do que os últimos dias. Uma massa de ar seco e frio deve avançar pelo oeste de Santa Catarina, derrubando as temperaturas e afastando a instabilidade.


fonte: terra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário