sábado, 2 de abril de 2011

AL: Agentes penitenciários são presos por morte de detentos em AL

Três agentes penitenciários foram presos no início da noite desta sexta-feira em Maceió acusados da morte de presos. Os mandados de prisão foram expedidos pela 17ª Vara, responsável por casos de crime organizado. Não foram divulgados detalhes sobre os crimes, apenas que ocorreram neste ano, período que já registra seis mortes de detentos em cadeias alagoanas.
A Intendência do Sistema Prisional e a Polícia Civil ainda não se pronunciaram sobre o assunto. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen), Jarbas de Sousa, disse que já esperava pelas prisões. No dia 24 de março, no blog do sindicato, ele criticou as prisões de agentes.
"Estas prisões serão mais uma vez aquele tormento que já passamos em outro momento. Justamente por crimes cometidos dentro do Sistema Prisional que, na verdade, não consegue encontrar os verdadeiros culpados e, para dar uma resposta à sociedade, nos pegam sempre como culpados. Ganham fama na mídia com a desgraça dos trabalhadores, e, logo depois que isso sai da mídia, esquecem e não conseguem provar absolutamente nada contra nós, justamente por que não devemos", disse o presidente, que afirmou se tratar de uma "perseguição".
A onda de mortes de detentos nos presídios de Alagoas fez a Secretaria de Defesa Social solicitar o afastamento de três diretores do sistema prisional em fevereiro. Em 2006, quatro presos foram assassinados e, em 2007, seis detentos morreram, supostamente, por suicídio. Em todos os casos, o Ministério Público constatou indícios de tortura e agentes foram presos. 


por terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário