terça-feira, 5 de abril de 2011

CLIMA: Temperatura cai em todo o Sul do Brasil nesta terça

Uma frente fria que ainda se afasta lentamente da costa do Sudeste favorece a formação de áreas de instabilidade na maior parte da Região, segundo informações da Climatempo. As nuvens são reforçadas pelo ar quente e úmido proveniente da Amazônia. Um outro sistema frontal está se deslocando pelo litoral da Região Sul e estimula a formação de algumas nuvens carregadas entre o leste do Rio Grande do Sul e o Paraná. Por outro lado, a presença do ar mais seco impede a formação de nebulosidade no interior da Região Sul, no nordeste da Bahia, em Sergipe, em Alagoas e em Roraima. As nuvens tropicais geradas pelo ar quente e úmido estão espalhadas por quase todas as outras localidades do País; confira a previsão por região:
Sudeste
Nesta terça-feira, o sol predomina e não chove no oeste paulista. No Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, uma frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso. No leste de São Paulo e nas demais áreas mineiras e fluminenses, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No restante das áreas paulistas, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca chuva a partir da tarde.
Sul
A temperatura cai em todo o Sul do Brasil. O vento úmido que vem do mar, ajuda a formar muitas nuvens em todo o leste da Região. Por conta disso, desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, o que inclui as três capitais, o tempo permanece instável, com muitas nuvens, alguns períodos com sol e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Sul, o sol predomina e não chove. Nessas áreas, faz frio nas primeiras horas da manhã e a temperatura entra em elevação no decorrer do dia.
Centro-Oeste
Uma massa de ar frio e seco avança para Mato Grosso do Sul, deixando o tempo aberto com muito sol e sem previsão de chuva no sul do Estado. Na região de Campo Grande, o sol aparece forte, mas a nebulosidade aumenta e chove a partir da tarde. Nas demais áreas da Região Centro-Oeste, muitas nuvens, alguns períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nessas áreas, ainda há risco de chuva forte, principalmente entre a tarde e a noite.
Norte
O sol brilha forte, poucas nuvens se formam e não chove no norte de Roraima, região de Boa Vista. Nas demais áreas do Norte do Brasil, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia, ainda com risco de chuva forte e volumosa.
Nordeste
O sol brilha forte e não chove no Recôncavo Baiano, em Salvador, no litoral norte e na região de Paulo Afonso, na Bahia, em Sergipe e em Alagoas. Muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e no sul da Bahia. Nas demais áreas da Bahia, sol forte, aumento de nuvens e rápidas pancadas de chuva. 


por terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário