sexta-feira, 1 de abril de 2011

INSS lidera listagem de instituições com mais ações na Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quinta-feira o relatório das 100 instituições que movem mais ações judiciais no Brasil. De acordo com o documento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição com mais processos, correspondendo a 22,3% das demandas judiciais brasileiras, seguido pela Caixa Econômica Federal, com 8,5%, e pela Fazenda Nacional, com 7,4%.
O setor público (estadual, federal e municipal), bancos e telefonias representam 95% da listagem. Na Justiça Estadual, o Rio Grande do Sul é o que tem mais ações em tramite, com 7,7% das demandas, seguido pelo Banco do Brasil e pelo Banco Bradesco. Já na esfera da Justiça do Trabalho, a União lidera com 16,7% das ações.
De acordo com Fernando Marcondes, secretário-geral do CNJ, a pesquisa mostrou que a Justiça trabalha para poucas pessoas. Estima-se que essas 100 instituições sejam parte em 20% dos processos no País. "A pesquisa será um dos norteadores do Terceiro Pacto Republicano, o Estado se apresenta como maior litigante e precisamos discutir essa questão", diz Marcondes.
Segundo José Guilherme Vasi Werner, secretário-geral adjunto do CNJ, não é possível falar em planejamento e gestão do Poder Judiciário, sem que se conheça o que acontece na prestação de serviços da Justiça, que foi uma das intenções da pesquisa.
Nos dias 2 e 3 de maio, um evento será realizado em São Paulo para debater a pesquisa. O evento contará com a presença das instituições listadas, com o objetivo de levantar soluções para reduzir o índice de demandas judiciais.



fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário