terça-feira, 5 de abril de 2011

SAÚDE: Homens desempregados correm risco de morrer mais cedo

Ter um emprego é um sinal de saúde. Pelo menos é o que diz um estudo realizado no Canadá e nos Estados Unidos. Os pesquisadores avaliaram a relação entre desemprego e mortalidade e descobriram que os homens que perdem o emprego têm 63% mais chances de morrer mais cedo do que os demais.
O estudo foi feito pelo professor de sociologia Eran Shor, da Universidade McGill, no Canadá, em parceria com a Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos. Ele avaliou pesquisas que traziam informações dos últimos 40 anos sobre 20 milhões de pessoas de 15 países – sobretudo ocidentais.
Segudo Shor, o que acontece é que o desemprego leva ao estresse e prejudica o status socioeconômico do desempregado, o que pode piorar sua condição de saúde e, assim, elevar as taxas de mortalidade.
Os resultados mostraram ainda que o risco de morte geral é maior em homens (78%) do que em mulheres (37%). Segundo Shor, esse risco é ainda maior para quem tem menos de 50 anos.
- Ainda hoje, a falta de um trabalho é mais estressante para homens do que para mulheres.
Shor explicou que, quando um homem perde seu emprego, isso significa, na maior parte dos casos, que sua família vai empobrecer e sofrer de várias maneiras. Essa situação afeta a saúde do homem ao elevar alguns hábitos, como a alimentação, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
Para evitar essas mortes, o autor do estudo sugere que as autoridades de saúde realizem mais campanhas de saúde voltadas para esse público, incentivando testes de saúde, principalmente para detectar doenças cardiovasculares.


r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário