segunda-feira, 4 de abril de 2011

SE: Período de chuvas em Sergipe

O Governo do Estado deu início nesta quinta-feira, 31, aos trabalhos de prevenção de possíveis danos que venham a acontecer em todo o território sergipano por causa da chegada do período anual de chuvas. Com a realização do 'I Seminário de Prevenção aos Efeitos das Chuvas em Sergipe', a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), por meio da Coordenadoria Especial da Defesa Civil (Codec), reuniu todos os atores sociais envolvidos com a temática para alinhar o trabalho que será desenvolvido nos próximos meses.
A secretária adjunta da Inclusão Social, Maria Luci Silva, representou a secretária Eliane Aquino no encontro e falou da experiência da Seides com as chuvas em 2010. “Ano passado tivemos 12 municípios em situação de emergência e não deixamos de atender a nenhum deles. No último ano, por meio da Codec, a Seides começou a fazer um trabalho mais sistemático, a induzir toda essa rede de proteção especial da Defesa Civil”, ressaltou.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Erivaldo Mendes, a partir do Prognóstico Climático apresentado pelo metereologista do Cemese, Overland Amaral, será possível fazer o plano de gerenciamento de desastres como enchentes, inundações bruscas e enxurradas para os próximos meses. Em Aracaju, por exemplo, os cuidados terão que ser redobrados em áreas como a Zona de Expansão, o canal do Santa Maria, e os bairros Industrial, Coqueiral e Getimana, entre outros.
“Esperamos que a articulação que estamos fazendo este ano nos ajude a conquistar resultados ainda melhores que os do ano passado, diminuindo o tempo-resposta aos chamados, ofertando soluções mais rápidas e fazendo com que a própria comunidade possa se proteger, ajudando o poder público na hora de uma eventualidade", destacou Mendes.
Previsão do tempo
O metereologista do Cemese, Overland Amaral, foi o primeiro palestrante da manhã. Ele falou sobre prognóstico climático para 2011 e o desafio da implantação do Radar Metereológico em Sergipe. Segundo Overland, a previsão para os próximos três meses tem características semelhantes às do ano de 2010, ou seja, com momentos de chuvas mais intensas.
“Esse comportamento climático é habitual nos períodos de abril a maio. Entre os dias 7 a 25 de abril poderemos ter chuvas realmente mais intensas em Sergipe. Além disso, existe a possibilidade de ventos fortes de 40 a 60km/h porque esse sistema é de chuvas convectivas, em outras palavras, tem características de trovoadas”, detalhou o meteorologista.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Nicanor Moura Neto, o planejamento coordenado pela Defesa Civil Estadual acontece no momento certo, já que a previsão climática faz os primeiros alertas. “Esses eventos são fundamentais e, como toda ação da Defesa Civil é sistemática, temos que trabalhar de forma integrada”.
Solidariedade
Durante o encontro, o presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Sergipe (ADCE), Robson Pereira, proferiu uma palestra cujo tema 'Motivação para ajuda humanitária em desastres', para ressaltar a importância da solidariedade em momentos de desastres. "Não podemos achar que não temos a ver com essa questão só porque moramos num lugar seguro. Todos devem se envolver nesta luta", enfatizou.
Participação
Participaram do Seminário representantes das Coordenadorias Municipais da Defesa Civil (COMDECs), do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Corpo dos Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Marinha, Aeronáutica, Petrobras, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Sergipe (CREA) e outros, além da sociedade civil organizada.

emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário