quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Incidência de cárie cai no país, mas saúde bucal de idosos ainda é desafio

A proporção de crianças com 12 anos livres de cáries no Brasil aumentou de 31% para 44% nos últimos sete anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010) divulgada nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Mas, embora os resultados indiquem melhora na saúde bucal das crianças, os resultados mostram que a saúde bucal dos idosos continua sendo um desafio para o governo.
De acordo com o levantamento, houve uma redução de 26% das cáries entre crianças de 12 anos em relação a 2003, quando foi feito o primeiro levantamento. A idade é usada como referência pela Organização OMS, pois é nela que a dentição permanente está praticamente completa.  
Entre adolescentes, houve diminuição de 30% no índice de dentes cariados, perdidos e obturados (chamado de CPO) entre 2003 e 2010, o que significa que 18 milhões de dentes deixaram de ser afetados. A necessidade de prótese parcial (substituição de um ou alguns dentes) entre os adolescentes caiu 50%.
Em adultos, a queda foi de 19% na faixa etária entre 35 e 44 anos. Em relação a 2003, essa parcela da população apresentou queda de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie, além do aumento de 70% no número de dentes tratados.



fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário