terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Proposta da Anvisa sugere frases de alerta em bulas e embalagens de remédios

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta segunda-feira uma proposta que sugere o uso de frases de alerta em embalagens e bulas de medicamentos. A nota disponibilizada no site da agência traz as informações que devem constar em cada tipo de substância.
Segundo o documento, as embalagens e bulas poderão conter frases de advertência, que trazem precauções, contraindicações críticas e medidas que favorecem o uso correto dos medicamentos, e ainda propõe que seja informado o grau de risco para uso durante gravidez e aleitamento.
A agência determinou que as bulas devem trazer as frases em negrito e o tamanho da fonte nunca deve ser inferior ao utilizado no restante do papel. Nas embalagens, as frases devem vir com dimensões que permitam fácil leitura
"A grande maioria das pessoas não lê aquelas bulas extensas. Acho muito interessante destacar o principal efeito colateral, desde que de forma sintética e com letras grandes", disse o clínico-geral Paulo Olzon, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Ele acredita que a iniciativa da Anvisa é bastante aconselhável, pois pode levar as pessoas a ter mais cuidado na hora de consumir remédios.
No entanto, segundo Olzon, "é preciso haver critério e escrever a verdade".
A lista das substâncias e as frases de alerta serão atualizadas periodicamente, de acordo com a proposta da Anvisa, para atender às necessidades dos usuários de medicamentos. 



fonte: folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário