quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estudantes entram em acordo e desocupam prédio do DRE-2

Somente depois de termo de compromisso assinado pelo Secretário de Educação

Por Portal Lagartense

Os estudantes que ocupavam o prédio do DRE-2 de Lagarto, reivindicando a contração de novos professores para rede estadual de ensino, desocuparam no início da tarde o prédio.
Givaldo Ricardo de Freitas, Assessor de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado, veio à Lagarto representando o Secretário de Educação do Estado Belivaldo Chagas, para mediar a situação com os alunos. Depois de feito um Termo de Compromisso, onde deixou claro que atenderia as solicitações no que diz respeito a carência de professores, transporte escolar e livros didáticos, conforme pedido pelos alunos para os colégios Sílvio Romero e Prof. Abelardo Romero Dantas(Polivalente).
Os alunos queriam a presença do Secretário Belivaldo no DRE-2, mas acabaram cedendo e aceitando que o termo fosse enviado por um representante do DRE-2 até o Secretário e que este o assinasse. O Termo foi assinado pelo Secretário por volta das 16h30 em Aracaju.


FALTA DE PROFESSORES
Segundo Givaldo Ricardo, a falta de professores na rede estadual de ensino deve-se a criação da lei, no ano passado, que proibiu o Estado a contratação de professores temporários, - fato que vinha acontecendo e que podia dar margens para privilegiados. O Governo, em janeiro deste ano, fez então um processo seletivo simplificado. O processo finalizou somente no mês de maio. Os professores começaram então a serem contratados, mas o problema surgiu quando muitos professores com contratos temporários, ainda trabalhando, precisavam cumprir o tempo. Nesse ínterim, em alguns casos houve uma lacuna entre o tempo de contração dos novos professores e a saída dos contratados temporariamente, o que deixou(e deixa) os alunos sem aula.

Givaldo disse ainda que muitos professores que passaram no processo seletivo foram chamados, mas não se apresentaram ou não tomaram conhecimento. Ele falou que o problema só será resolvido completamente ainda no ano que vem, quando será realizado um concurso público. “Nós temos hoje o melhor salário do nordeste, um dos melhores do Brasil, ser professor agora é algo atraente. Acreditamos que o concurso público do ano que vem atrairá muitos profissionais da educação e resolverá de vez o problemas de falta de professores nas salas de aula”, explicou Givaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário