terça-feira, 19 de outubro de 2010

Com avanço das águas e dunas, Mangue Seco corre risco de sumir

Redação CORREIO
 
Moradores de Mangue Seco, a 213 km de Salvador, passam por um momento difícil. Com os avançõs do rio, do mar e das montanhas de areia, o local, onde foi gravada a novela "Tieta" corre risco de desaparecer.
”Provavelmente o movimento das dunas em Mangue Seco é mais relacionado com a retirada da vegetação, que protege e estabiliza as dunas”, explicou o pesquisador do Inpe Carlos Nobre ao "Fantástico".
Para evitar o avanço das dunas, o dono de uma pousada plantou por perto arbustos e salsa. "Se não tivesse plantado essa vegetação, a pousada já teria sido soterrada". Já a dona de casa Raimunda lembra que metade do povoado já foi consumido pelas dunas. "Depois dessa aqui que nós estamos, tinha outra praça, depois dessa praça tinha mais uma rua onde morava a minha avó".
Uma área de coqueiral foi quase totalmente soterrada pelas dunas - os coqueiros que ainda restam só têm à vista as copas e é possível colher coco na altura do chão. 
Sergipe

Do outro lado da divisa, em Sergipe, o povoado da Praia do Saco também sofre com o avanço das águas. Dois rios, o Real e o Piauí, se encontram com o mar e a correnteza formada é muito forte, chegando a destruir metade de uma rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário