quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Equipe do Campus Lagarto está na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Por CEFETSE

Marvin Ariel Dias Santos (14), Jonh Yago Ericson Santos (16) e Marcelo Alessandro (16), alunos do segundo ano do curso de Eletromecânica, e o professor orientador José Rocha Filho integram a equipe Tecnohistória, classificada para participar da última etapa da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).  A fase final acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. Eles concorreram com 4.132 equipes de todo o país e estão entre os 300 classificados para a final. A equipe do Campus Lagarto foi a primeira colocada no estado de Sergipe. A olimpíada é composta por cinco fases on line e uma presencial.
Três equipes do Campus Lagarto chegaram até a 5ª fase da olimpíada, que aconteceu no dia 16 de setembro. Nessa fase final, a equipe deverá ler trechos do livro “Caminhos e Fronteiras” de Sergio Buarque de Holanda, interpretá-lo e fazer a prova que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, na Unicamp. O professor orienta no estudo, mas não participa da elaboração das respostas.

A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp. O evento é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
Participam da olimpíada estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O Museu Exploratório de Ciências (MC) custeará a viagem de uma equipe de cada estado brasileiro (que conquistou a primeira colocação) para participar da fase presencial, na Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário