quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nova frente fria pode causar enchentes em Sergipe apartir desta quinta feira

Uma nova frente fria vinda do Estado da Bahia chegará a Sergipe nas próximas 24 horas. O novo sistema de escoamento frontal deve está passando a partir desta quinta-feira, 28, nas regiões sul, centro oeste e região central de Sergipe, com algumas excurssões no alto sertão sergipano, fronteira com a Bahia. Na capital devem ocorrer chuvas mais moderadas. A previsão é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas virão acompanhadas de trovoadas com características de descargas elétricas e rajadas de vento.
De acordo com Overland, o fenômeno é extraordinário por ser acima da média.
Explica que em Riachão do Dantas, a atmosfera é auxiliada pelo relevo que apresenta altitude máxima de 600 metros de altitude. “A aceleração vento com a altitude contribui bastante para uma condensação rápida e congelamento em altos níveis”, explica.
O meteorologista da Semarh revela que o fenômeno da semana passada, quando choveu em quase todo o Estado, foi moderado.
A causa
O ciclo climatológico se deve a passagem do La Niña, que ocorre sobre o pacífico, agora frio, que favorece esse deslocamento de massas de forma mais rápida que trazem esses escoamentos. A sua passagem é rápida pelas regiões dos Estados por onde passa a frente fria.
Para o final de semana prolongado, a previsão do Centro de Meteorologia da Semarh é de tempo bom para os sergipanos e turistas.

Fonte: Emsergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário