quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tsunami e vulcão matam 131 pessoas na Indonésia

Pelo menos 113 pessoas morreram e mais de 500 são consideradas desaparecidas após um forte terremoto de magnitude 7,7 que afetou a costa oeste da Indonésia na  noite de segunda-feira  provocando ondas gigantes em várias ilhas, anunciou o serviço de emergências do país.  Um grupo de turistas australianos testemunhou “uma parede de água branca de espuma” atingir seu barco e destruí-lo, dando tempo apenas para se jogarem ao mar.
Pelo menos dez vilarejos foram destruídos, segundo o governo indonésio, que teve que enfrentar também  as consequências de uma erupção vulcânica que ocorreu a 1.300 Km a leste do terremoto, deixando cerca de 18 mortos, inclusive um bebê de dois meses.
O terremoto que aconteceu a 20 km abaixo do solo oceânico, foi seguido por ao menos 14 tremores subsequentes, o mais forte medindo 6,2, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).  Após o tremor, o governo da Indonésia chegou a emitir um alerta de tsunami, mas depois o suspendeu, acreditando não haver risco de chegada de ondas ao seu litoral.
Equipes de resgate enfrentaram mares turbulentos tentando alcançar ilhas remotas atingidas pelo tsunami de 3 metros . Como poucos conseguiram chegar às ilhas para ajudar nas buscas, pescadores tiveram de buscar sobreviventes e recuperar corpos das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário