terça-feira, 10 de maio de 2011

BA: Médicos e funcionários suspendem greve na saúde

Os médicos e demais funcionários das unidades de saúde do Estado retomam nesta terça-feira, 10, as atividades após sete dias de paralisação. A decisão foi tomada em assembleias ocorridas na noite de segunda, 9.
O Sindicato dos Médicos (Sindimed) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia informaram que o governo do Estado mostrou interesse em negociar as principais reivindicações da categoria, que são a implementação da gratificação de incentivo ao desempenho (Gide) de R$ 3.300 a partir de julho e estudos para a efetivação do plano de cargos e salários.
Conforme o vice-presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, a categoria continua, no entanto, em estado de greve e pode parar após os 60 dias dados ao governo para  cumprir a pauta de reivindicações.
Ele informa ainda que os médicos vão fazer um dossiê sobre a situação da saúde no Estado da Bahia e pede à população que colabore. “A situação caótica é sempre colocada como culpa dos médicos. Quando, na verdade, é preciso investir em saúde no Estado e não se investe”, afirma.
Com o término da paralisação, os serviços nos hospitais voltam à normalidade. De acordo com a diretora-executiva do Sindisaúde, Inalba Fontenelle, o governo se comprometeu a pagar aos técnicos de saúde e auxiliares administrativos o PCCV e a mesma gratificação de incentivo ao desempenho (Gide) dos demais servidores de saúde.
Negociações - Após sete dias de greve, funcionários do serviço de saúde voltaram a se reunir na segunda, 9, para mais uma rodada de negociações.
Pela manhã, por volta das 10h, segundo o presidente do Sindimed, José Cayres, as diretorias dos dois sindicatos - Sindimed e o Sindsaúde - se encontraram com representantes do governo, para mais uma reunião sobre a greve, que foi considerada ilegal pela Justiça na última quinta, 5, mas não foi interrompida.

À tarde, por volta das 14h, os profissionais protestam em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tentativa de sensibilizar as autoridades sobre a causa.
Os dois sindicatos da classe realizam assembleias para discutir o resultado da reunião com o secretário, pondo fim ao movimento de greve. No Sindsaúde, o encontro aconteceu por volta das 17h, na Faculdade Visconde de Cayru. Já os médicos fizeram uma assembleia, às 19h, na sede do sindicato, em Ondina. 


a tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário