segunda-feira, 9 de maio de 2011

BA: Potencial produtor de cana-de-açúcar atrai investidores

Com 2,95 milhões de toneladas de cana-de-açúcar colhidas na safra 2009/2010, a Bahia é o 13º maior produtor de cana-de-açúcar no País, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entretanto, o estado tem potencial para ocupar uma melhor posição no ranking.
Pelo menos esta é a expectativa do secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, que esteve no oeste baiano, em abril, acompanhando empresários interessados em investir em cana-de-açúcar irrigada.
“Existe um grupo de Ribeirão Preto, em São Paulo, que pretende instalar uma usina em Luís Eduardo Magalhães, realizando um pool de produtores para o fornecimento de matéria-prima. Também temos um grupo internacional interessado em investir na produção de etanol na região do município de Barra”, revelou Salles, sem, no entanto, adiantar detalhes.
Além do oeste, o extremo sul da Bahia vem atraindo novos investidores em cana-de-açúcar. Já contando com empreendimentos como a Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, e a União Industrial Açucareira (Unial), em Teixeira de Freitas, a região contará, a partir do segundo semestre, com a usina Ibirálcool, localizada em Ibirapuã.
De propriedade da empresa Infinity Bio-Energy, a Ibirálcool entra em operação em julho, com capacidade de moagem de 1 milhão de toneladas e perspectiva de 3 milhões a partir de 2014. “Começaremos com etanol, mas também produziremos açúcar daqui a três anos”, afirmou o diretor financeiro da empresa, Rodrigo Aguiar, destacando que “a produtividade da região é praticamente igual ao Centro-Sul do País, tanto que a empresa possui 10 mil hectares em Ibirapuã, que atendiam à usina do município mineiro de Nanuque”.
O especialista e responsável pelo escritório da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, ressalta que “a lavoura depende de questões climáticas, como o ciclo das chuvas, o que coloca a Bahia, principal o extremo sul, em vantagem sobre os outros estados do Nordeste”.
Entretanto, dados da Conab indicam que a produção baiana não tem aproveitado a situação, obtendo safras inferiores às do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, líder da região com 24,5 milhões de toneladas registradas em 2009/2010. 


a tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário