quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BAHIA: Advogados e presidentes das OABs do sul da Bahia fazem protesto em Itabuna

Na tarde desta quarta, 26, por volta das 15 horas, presidentes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da região sul do Estado e cerca de cinqüenta advogados compareceram ao Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna, 420 Km de Salvador, para manifestarem apoio ao presidente da subseção da OAB de Itabuna, Andirley Nascimento. Os advogados participaram da entrega de uma moção de repúdio contra os juízes Cláudia Panetta, da vara de execuções Penais, e Valdir Viana, da quarta vara cível de Itabuna. O manifesto assinado por 200 advogados foi entregue no setor de distribuição do Fórum.
Segundo Andirley Nascimento, presidente da OAB de Itabuna, na última sexta-feira, 21, o casal de juízes teria desrespeitado as prerrogativas dos advogados e o agredido verbalmente. “nós estamos aqui para lutar pelas prerrogativas da classe e exigir que sejamos respeitados no exercício de nossas funções. Eu fui chamado de ‘papa jaca’ e ‘plantador de batatas’ pelo juiz Valdir Viana, que me chamou inclusive para resolver o problema no braço, e, durante todo o tempo ele tentou me intimidar mostrando um revólver na cintura e com a presença de 3 policiais na sala de audiência”, explicou o presidente.
O fato aconteceu depois que o advogado Sâncio Peixoto ligou para o presidente da OAB de Itabuna para informar que a juíza Cláudia Panetta não teria permitido que fossem feitas cópias de um processo. “Como isso feria minha prerrogativa como advogado, pois tenho permissão legal para ter acesso aos processos que não correm em segredo de justiça, liguei para o presidente que de imediato compareceu para manifestar seu apoio e resolver a situação. A juíza pediu que eu me retirasse da sala de audiência da vara de execuções penais e colocou 3 policiais para garantirem minha saída e o trabalho da polícia não é intimidar advogado”, disse Sâncio.
A reportagem do A TARDE compareceu a quarta vara cível para ouvir o juiz Valdir Viana, mas o magistrado não se encontrava. Presidentes da OAB das cidades vizinhas participaram da manifestação. “Não estamos aqui para crucificar juízes, mas somos solidários à causa, pois é uma luta de todos os advogados, não vamos admitir excessos do judiciário”, afirmou Deusdeth Machado, presidente da OAB, subseção de Ilhéus. 


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário