terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LIBERTADORES: Brasileiros iniciam Libertadores contra 'amador' uruguaio e 'Racing genérico'

Corinthians e Grêmio iniciam às 22h desta quarta-feira a briga por um lugar na fase de grupos da Libertadores. Terão pela frente dois adversários com histórias curiosas e realidades distintas. O time paulista tem pela frente o Tolima, time colombiano que nasceu com inspiração e uniforme argentinos. Já os gaúchos enfrentarão o debutante Liverpool, equipe uruguaia com realidade quase amadora.
Fundado em 1954, o Tolima, da cidade de Ibagué, nasceu quando Manuel Chávez, primeiro presidente do clube, deu 5 mil pesos colombianos para o argentino Juan Barbieri ir a seu país de origem e contratar alguns jogadores. Ele trouxe reforços, camisas do Racing e da seleção argentina. Os uniformes gringos vestiram a equipe no primeiro campeonato colombiano, em 1955.
O clube cresceu nas décadas seguintes e chegou a sua primeira Libertadores em 1982, justamente quando obteve sua melhor campanha no torneio, caindo nas semifinais. O primeiro e único título nacional da elite chegou em 2003.
O Liverpool, por sua vez, é mais antigo. Surgiu quando alunos de um colégio de padres decidiram criar um time e o conseguiram em 1915. O clube, no entanto, sempre viveu modestamente no bairro de Belvedere. Nunca ganhou um Campeonato Uruguaio na elite, apenas na segunda divisão (três vezes). O estádio Belvedere comporta apenas 6,5 mil pessoas, por isso os compromissos da Libertadores serão no tradicional Centenário.
A estrutura do Liverpool é praticamente amadora, semelhante à de um clube de bairro. Os jogadores são responsáveis, por exemplo, por cuidar de seus uniformes. Muitas vezes treinam por conta própria. E serão responsáveis por defender o time uruguaio na primeira Libertadores de sua história.


fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário