terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MUNDO: Presidente russo culpa falha na segurança e quer demissões após ataque que matou 35

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, culpou os responsáveis pela segurança do Aeroporto Domodevo e exigiu demissão dos responsáveis pela segurança dos meios de transporte após o ataque suicida que matou 35 e feriu ao menos outros 180 no terminal de chegadas internacionais.
Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas as autoridades suspeitam de militantes do Cáucaso Norte --responsáveis por vários ataques contra o país.
"É obviamente um ato terrorista que foi bem planejado para causar o maior número de vítimas possível", disse nesta terça-feira o presidente.
A bomba foi detonada em um atentado suicida nas esteiras de bagagem do terminal de chegadas internacionais às 16h40 locais (11h40 no horário de Brasília), deixando vários corpos no chão e cobrindo o local de fumaça. A lista de vítimas divulgada pelo Ministério de Emergências inclui oito estrangeiros --dois britânicos, um alemão e cidadãos da Bulgária, Quirguistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Ucrânia.
Nesta segunda-feira, as autoridades locais disseram ter encontrado a cabeça de um homem de aparência árabe, de idade entre 30 e 35 anos, que seria o homem-bomba. Mas a agência de notícias France Presse, que cita uma fonte de segurança anônima, diz que há evidências de que uma mulher-bomba foi responsável pelo ataque --como nos ataques do ano passado ao metrô de Moscou. 


fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário