sábado, 29 de janeiro de 2011

SERGIPE: Chuvas de verão mantém-se acima da média

O vórtice ciclonico, sistema climático atuante nesse período do ano e que traz como comum característica a formação de fortes ventos e chuvas torrenciais, está se dissipando do leste do nordeste do Brasil. De acordo com imagens de satélite e do modelo de previsão numérico, fornecidos pelas Plataformas de Coleta de Dados (CPD) e das Estações Meteorológicas do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Cemese/Semarh), o sistema tende  a  estar de volta à zona no período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro. 
Segundo explica o meteorologista Overlan Amaral, até este sábado, dia 29, o tempo se manterá instável e com possibilidades de chuvas ao longo do dia em todas as regiões do Estado. A temperatura nessas localidades pode chegar à máxima de 33ºC. 
“Posteriormente, com a volta do vótice, a circulação das suas bordas externas trará instabilidades e chuvas com todas as características propícias de  chuvas de verão e trovoadas. Há possibilidade de chuvas torrenciais, rajadas de ventos descargas elétricas e granizos de forma localizada por onde a borda passar”, adverte.
O meteorologista relatou que nesses últimos dias às chuvas têm se mantido acima da média climatológica em algumas regiões do Estado, a exemplo do litoral, agreste e sertão. “Entretanto, dentro destas mesmas regiões, persistem localidades com chuvas abaixo da média. Isso por conta da irregularidade das distribuições das chuvas”, afirmou Overlan.


fonte: infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário