quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aracaju tem o primeiro caso de morte por tuberculose confirmado

Cerca de cinco mil pessoas morrem diariamente em todo o mundo de tuberculose. A doença milenar que ainda não foi erradicada, é preocupante. Por isso mais uma vez a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da secretaria Municipal de Saúde (SMS), está ampliando as ações de controle e prevenção da tuberculose em Aracaju. Na tarde desta terça-feira, 22, as equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), estiveram reunidas no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) com membros da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Faculdade de Sergipe, Faculdade Sergipana e do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas. Fase facar
Na ocasião foram apresentados os indicadores sobre a tuberculose em Aracaju, além das ações realizadas pela Prefeitura para combater a doença. Esse encontro e o reforço nas ações de combate à doença fazem parte dos preparativos para a semana de combate à tuberculose, que será realizada em Aracaju entre os dias 21 à 25 de março, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, que é comemorado no dia 24. Uma série de atividades educativas estão sendo elaboradas para marcar a data.
A enfermeira  e coordenadora do programa, Jô Magalhães, explicou que a grande preocupação do município é com os pacientes que abandonam o tratamento. “Infelizmente as pessoas começam a se tratar, e quando sentem melhoras nos sintomas abandonam o tratamento. A doença volta e muitas vezes o bacilo está mais resistente”, disse Jô. A coordenadora explicou ainda que convidou representantes das Universidades juntamente para fortalecer cada vez mais as ações educativas desenvolvidas estreitando o vínculo existente entre a Prefeitura de Aracaju e os centros educativos com a meta de diminuir bastante os índices de tuberculose em Aracaju.
Os dados apresentados pela coordenação mostram que em 2001 foram registrados 49,1 novos casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes; em 2009 34 casos para cada 100 mil habitantes e até outubro de 2010 28,2 novos casos para cada 100 mil habitantes. A queda dos índices, reflete as ações de prevenção e diagnóstico implementadas pela Prefeitura de Aracaju, mas os números ainda são preocupantes.  Atualmente cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano de tuberculose no mundo. Em Aracaju foram registrados 181 novos casos de tuberculose em 2010 com sete vítimas fatais.
De acordo com o Dr. Walter Marcelo de Carvalho, médico, professor e coordenador do Programa de Integração Estratégica ao Ensino de Saúde da Família da Universidade Tiradentes, a iniciativa da SMS em buscar parcerias com instituições de ensino é fundamental. “É muito importante capacitar os professores sobre a estratégia de combate a uma doença que é milenar e que está em nosso dia a dia. Com essa sensibilização e capacitação estaremos multiplicando a importância de todas essas estratégias no dia a dia dos profissionais de saúde”, afirmou o coordenador lembrando da importância da busca dos sintomáticos respiratórios para que a doença seja colocada sob controle.
Óbito
A coordenadora Jô Magalhães disse aos presentes que, infelizmente, foi registrado em Aracaju o primeiro caso confirmado de óbito por tuberculose este ano. Uma moradora do bairro Santa Maria e usuária de drogas faleceu vítima da doença. A enfermeira explica que infelizmente, é grande o número de casos de usuários de álcool e drogas que abandonam o tratamento. “Por isso convidamos a coordenação do Caps A/D para nos auxiliar neste desafio que é fazer com que os usuários de drogas e álcool finalizem o tratamento”, explicou. O programa também atuará em parceria como Programa municipal de DST/Aids já que as pessoas infectadas com o vírus HIV tem 30% a mais de chance de contrair a tuberculose que uma pessoa que não tenha o vírus.


fonte: site do bareta

Nenhum comentário:

Postar um comentário