segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SERGIPE: Déda recebe Dilma em Sergipe nesta segunda

A presidente Dilma Rousseff aceitou o convite formalizado pelo governador Marcelo Déda e virá a Aracaju para participar do Fórum dos Governadores do Nordeste nesta segunda-feira, 21. O principal tema do XII Fórum de Governadores do Nordeste, antecipou o governador, será a política do governo Dilma para o Nordeste.
Criado como forma de “superar as divergências de ordem partidária e as prioridades distintas em investimentos públicos” dos mandatários regionais, o encontro de fevereiro será o primeiro após as eleições de 2011, que alteraram a conformação política da região. Por meio dos fóruns, os governadores nordestinos passaram a elaborar uma proposta de agenda comum que, ao longo dos últimos quatro anos, foi negociada com o governo federal.
“Nós queremos ouvir da presidenta Dilma os compromissos prioritários para a região e como ficam os investimentos já iniciados”, relatou Déda, logo após a audiência. O encontro dos governadores servirá, ainda, para confirmar se o Nordeste continuará ocupando o papel de prioridade na agenda nacional.
“Estamos convencidos que o Nordeste não é um problema, é uma parcela da solução dos problemas brasileiros. [Para isto], precisa continuar produzindo investimentos públicos que nos ajudem a superar a diferença entre o Nordeste e as demais regiões, além de viabilizar as vocações econômicas de seus estados”, prosseguiu o governador. Entre elas, o turismo, a energia e a agricultura irrigada.
Déda recordou a prioridade que o Nordeste tem recebido na agenda do governo federal ao longo dos últimos anos. “Creio que a presidenta Dilma Rousseff vai buscar ampliar os programas federais na região, sobretudo os investimentos sociais e em infraestrutura. Será, tenho certeza, uma relação de qualidade, uma relação de cooperação intensa, com o apoio permanente do governo federal ao desenvolvimento do Nordeste”.
Além dos nove titulares dos governos nordestinos, também será convidado para o Fórum o governador de Minas Gerais.


A edição deste ano será realizada no município da Barra dos Coqueiros, Sergipe, e será a primeira após as eleições de 2010, as quais alteraram a conformação política da região. O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado da Casa Civil e a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), terá como principais temas:
- ‘O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste’, sendo esta a primeira grande oportunidade para a presidenta expor seus planos de continuidade do desenvolvimento para a região;
Em 2011, o encontro contará com a presença dos nove governadores dos estados do Nordeste:
- Marcelo Déda, de Sergipe;
- Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte;
- Teotônio Vilela, de Alagoas;
- Jaques Wagner, da Bahia;
- Cid Gomes, do Ceará;
- Roseana Sarney, do Maranhão que está de licença médica vai ser representado pelo vice-governador Washington Luiz.

- Ricardo Coutinho, da Paraíba;
- Eduardo Campos, de Pernambuco;
- Wilson Martins, do Piauí;
O Fórum contará ainda com a presença de um convidado especial: O governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, que foi convidado a participar pelo anfitrião, o governador Marcelo Déda.

fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário