terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lagarto passa Itabaiana em número de homicídios

“Lagarto tornou-se uma cidade violenta, mas só Itabaiana ganhou a fama. Há muitos crimes acontecendo aqui. Nosso município está crescendo e a criminalidade também. A população está com medo e tudo isto tem acontecido porque as drogas invadiram o mundo”
Esta afirmação preocupada – e preocupante – é do jornaleiro lagartense Benedito Vilanova, 40. Seu desabafo se dá como resposta a quantidade de mortes contabilizadas naquele município do centro-sul de Sergipe, onde aconteceram nove assassinatos somente este ano. Em Itabaiana, os números foram bem menores. Até o momento, três homicídios foram registrados na cidade serrana.Para o delegado Hildemar Rios, o aumento no índice de mortes em Lagarto está intimamente ligado ao tráfico de drogas. Quando questionado sobre o crescimento naquele município paralelo à diminuição dos homicídios em Itabaiana, ele explica que o tráfico e o consumo são consideravelmente maiores.
MORTESHá muito tempo, o bairro Campo da Vila -  que conta com a presença de um Batalhão da Polícia Militar ( 7º BPM ) e do Tiro de Guerra -, vem sendo citado como um dos mais violentos de Lagarto. “Por aqui muita gente tem morrido. A cada dia aparece um caso diferente. Semana passada mataram um rapaz a pedradas. As rondas da polícia tem diminuído e ‘droga’, é sempre motivo de mortes”, diz o fabricante de fogos de artifício, José Eduardo de Jesus, 45.Mas de acordo com o coronel Genival dos Santos, responsável pelo 7º BPM, o policiamento ostensivo funcionando 24 horas em Lagarto e nos pontos de apoio da PM, localizados na Colônia 13 e nos povoados Brasília, Olhos D´agua e Jenipapo. “A droga tomou conta do Estado e este tem sido o grande motivo dos crimes. Temos feito nossa parte e sabemos que ainda há muito para combater. Somente em 2010, a PM prendeu 22 traficantes, apreendeu 60 armas, sendo 36 em Lagarto, 14 em Simão Dias e 10 em Tobias Barreto ( estes dois últimos municípios também são de responsabilidade do 7º Batalhão ). Também apreendemos quase sete quilos de maconha, 408 cápsulas de cocaína e 522 pedras de crack nesta região”, informo o coronel.A dona de casa Magna de Jesus, 36, lamenta a existência de tantos crimes e do medo como consequência ‘de uma violência que parece não ter fim’. Por esta razão, ela tem fechado mais cedo as portas da sua residência. “Temos medo porque várias vezes estávamos na porta de casa, conversando durante a noite, e vimos homens encapuzados e armados passando por aqui”, destaca.
MAIS MORTESA também dona de casa Valdeci de Jesus, 49, ressalta que recentemente dois adolescentes foram assassinados próximo da sua casa. “E quando eles chegam para matar, são capazes de matar quem está por perto também. Quem quiser que saia e se livre das balas perdidas”, alerta Valdeci.
Há duas semanas o ex-presidiário Mário Alves de Santana, 35, foi assassinado com vários tiros, no povoado Brasília. De acordo com o delegado Hildemar Rios, ele já havia sido preso por estupro, assassinato e esquartejamento de uma adolescente, na cidade de Capela, em 1999.
“Ele era suspeito de ser o autor de um latrocínio ( roubo seguido de morte) que tinha acontecido no povoado Brasília uma semana antes de ser assassinado. Também era acusado de furtar carneiros em Simão Dias e Macambira”, explica o delegado.


fonte: cinform

Nenhum comentário:

Postar um comentário