quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CLIMA: Chegada de frente fria pode provocar chuva forte na Grande SP

O tempo abafado e úmido forma muitas nuvens carregadas em grande parte do Brasil. Entre a costa do Sul e do Sudeste, o que reforça a instabilidade é o avanço de uma frente fria. No sul gaúcho e no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, o ar está seco e dificulta a formação de nuvens de chuva, de acordo com informações da Climatempo. Tempo seco também sul da Bahia. No Norte e no Nordeste o calor e a umidade também formam nuvens carregadas em grande parte dessas regiões. Veja a previsão por região:
Norte
Nesta quarta-feira, o ar quente e úmido predomina em todo o Norte do Brasil. Apenas no sul de Rondônia, o sol aparece na maior parte do dia e são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, o sol aparece entre muitas nuvens, mas o tempo abafado gera nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte, principalmente no leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins.
Nordeste
O sol aparece forte, faz calor e não chove no Planalto da Conquista e no sul da Bahia. No Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no oeste, zona da mata e no litoral da Paraíba e de Pernambuco, na região de Juazeiro, na Bahia e no litoral e zona da mata de Sergipe e de Alagoas, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte no Maranhão e no sul do Piauí. No Agreste de Pernambuco e da Paraíba, no Sertão de Alagoas e de Sergipe, e nas demais áreas baianas, inclusive na capital, sol forte, variação de nuvens e chuva rápida.
Centro-Oeste
Hoje o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia no norte de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, e nas outras áreas do Centro-Oeste, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Faz calor em todas as áreas.
Sudeste
Nesta quarta-feira, o predomínio é de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no litoral, na região da Grande São Paulo e nos vales do Ribeira e do Paraíba, devido à chegada de uma frente fria. Nessas áreas, há risco de chuva forte a partir da tarde. Muitas nuvens e chuva passageira pela manhã e novamente a partir da tarde no norte paulista e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas paulistas, no Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba e na maior parte de Minas Gerais, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Apenas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, o sol brilha forte, faz muito calor e não chove.
Sul
O sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove na região de Bagé, Pelotas e Rio Grande, no sul gaúcho. Na Grande Porto Alegre, no centro, na Depressão Central e no oeste do Rio Grande do Sul e no sul, sudoeste, e leste do Paraná, inclusive em Curitiba, muitas nuvens, alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia. No norte, no noroeste e na Serra do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, tempo nublado e chuvoso. Há risco de chuva forte no sul e no leste de Santa Catarina, inclusive na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Nas demais áreas do Paraná, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. A temperatura cai, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário