terça-feira, 19 de abril de 2011

BA: Ferryboat Ivete Sangalo fica à deriva na Baía de Todos-os-Santos

O ferryboat Ivete Sangalo, que saiu do Terminal de São Joaquim, em Salvador, às 7h desta segunda-feira, 19, com destino a Bom Despacho, ficou à deriva pelo menos duas vezes na Baía de Todos-os-Santos. Somente três barcos operam entre Salvador e Itaparica desde a noite desta segunda-feira, 18. A frota total é de oito embarcações.
De acordo com a assessoria da TWB, concessionária do ferryboat, a embarcação não teria ficado à deriva, mas apresentou um problema técnico, ainda não identificado, o que obrigou o comandante a reduzir a velocidade.
No entanto, passageiros do ferry, em entrevista a uma emissora de TV nesta manhã, informaram que a embarcação ficou parada e somente depois de dez minutos voltou a navegar, com lentidão. Com o problema no navio Ivete Sangalo, apenas duas embarcações fazem a travessia normalmente entre Salvador e a Ilha de Itaparica: o ferry Anna Nery, inaugurado no dia 30 de dezembro de 2010, e o Maria Bethânia, que voltou a operar na noite de ontem.
O Capitão Paulo Baltoré, da Capitania dos Portos, informou, também em entrevista a uma emissora de TV, que a embarcação perdeu a propulsão. Para ele, a TWB possui embarcações antigas e deve investir mais em manutenção e qualificação. "Têm ocorrido acidentes e nós abrimos um inquérito administrativo. Na perícia, verificamos que alguns equipamentos precisam de manutenção. Acompanhamos com atenção e cuidado essa dificuldade dela em manter o correto tráfego de embarcações na ilha", disse.
Acidente – Na última sexta-feira, 15, outro navio apresentou uma falha e encalhou em um banco de areia da Praia dos Búzios, na Ilha. O ferry Pinheiro teve um defeito no compressor de ar, o que impediu que o navio atracasse no terminal. Os passageiros precisaram descer do ferryboat com o auxílio de escadas e de outro barco.

Desde o último sábado, 16, seis das oito embarcações que compõem a frota da TWB em Salvador estavam inoperantes por problemas com documentação ou em decorrência de manutenção. Na noite de ontem, o ferry Maria Bathânia voltou a operar. Mais de 90 mil pessoas e 10 mil veículos esperam utilizar o serviço durante a Semana Santa, entre a quarta-feira, 20, e a segunda-feira, 25. As três embarcações que ainda operam (Ivete Sangalo, Anna Nery e Maria Bethânia) somam a capacidade de 2.400 passageiros e 203 veículos por viagem. 


fonte: a tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário