sexta-feira, 29 de abril de 2011

SE: Chuvas vão durar até dia 4 de maio

Ter sempre no carro ou na bolsa um guarda-chuva é uma forma de não ficar molhado por ser pego de surpresa pelas frequentes pancadas de chuvas que cairão por todo o Estado até a próxima quarta-feira, 4 de maio. De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), até aquela data, um total de 168 horas, o volume de chuvas deverá ter um acumulado de 50 a 80 milimetros ao longo do dia, bem acima da média que é de 50 milimetros.
Segundo o meteorologista da Semarh, Overlan Amaral, as chuvas que retornaram na madrugada desta quinta-feira, 28, foram trazidas por ocorrência de dois tipos de sistemas climáticos distintos: o da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), vindo pela Costa do Nordeste e o do Sistema Frontal, que é frente fria com passagem do recôncavo baiano e estacionando em Sergipe.
Ele revela que após a quarta-feira, 4/5,  as chuvas somente deverão voltar a cair novamente com maior intensidade a partir do dia 13 de maio. “Até a próxima quarta-feira o tempo permanecerá instável em algumas regiões do Estado. As chuvas com maior índice de precipitação estão previstas para ocorrer nas regiões Sul, Centro Sul de Sergipe e do litoral” , destaca.
Picos
As chuvas que cairão em todo o Estado terão maior frequência de precipitação nos horários da madrugada, matinal, final da tarde e no início da noite. Segundo a meteorologia, são nesses espaços de tempo onde os picos mais elevados de precipitação serão recorrentes.
De acordo com leitura de dados do satélite do tempo e clima, a maior incidência acumulada para esse período chuvoso está apontada para as regiões do Sul: municípios como Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia, Estância, Indiaroba, Lagarto, e  parte do Agreste Central. Aracaju também receberá um maior acumulado vindo pelo litoral.
Em algumas localidades do Sul e Sudeste, as chuvas trarão ventos com variáveis entre 20 a 28km/h. As temperaturas  no litoral estarão numa perspectiva de, máxima entre 29º a 30º, e a mínima de 20º a 22º.
O Sertão estará mais fresco, máxima de 29º e a mínima de 20 graus. O período da noite tende a baixar bruscamente.
Nesta sexta-feira, 29, as chuvas oscilarão o seu volume do Agreste ao Sul do Estado. O volume esperado para todo o dia é entre 10 a 50 milimetros, sendo do Agreste para o Sertão de 10 a 05 milimetros.
Já no sábado, as regiões Sul, Centro Sul e Litoral o acumulado de precipitação está previsto para   10 a 50 milimetros. Espalhando-se para o Agreste - cidades como Graccho Cardoso e Itabi - o acumulado previsto é de 10 a 05 milimetros. Chuva fraca na região com entrada para o Sertão.
O domingo haverá uma redução pro litoral, Sul e Centro Sul.  O céu deverá está aberto, com sol. Já pro Sertão, a previsão é de chuvas moderadas, sendo de volume baixo, atingindo 2 a 10 milimetros.
 


Fonte: Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário