segunda-feira, 18 de abril de 2011

SAÚDE: Taxa de fumantes cai no Brasil, mas 15% da população ainda mantém vício

A porcentagem de fumantes caiu de 16,2% para 15,1% nos últimos quatro anos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde. Segundo o governo, o Brasil é um dos países com menor índice de tabagismo do mundo.A maior redução aconteceu entre os homens. O índice de fumantes caiu de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres (parcela da população que fuma menos) o índice ficou estável em 12,7%. A pesquisa mostrou ainda que 22% da população é ex-fumante.
Os dados fazem parte da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), levantamento telefônico feito no ano passado pelo ministério e que ouviu 54.399 adultos de todas as capitais brasileiras.
A maior porcentagem de fumantes está em Rio Branco (20%), São Paulo (19,6%) e Porto Alegre (19,5%). Os menores índices estão em Salvador (8,3%) e São Luís (9,6%).
O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, destaca que o tabagismo, associado ao sedentarismo, maus hábitos alimentares e consumo em excesso de álcool são os principais fatores contribuintes para as chamadas “doenças crônicas não transmissíveis”.

- Grande parte das doenças crônicas podem ser prevenidas, e esses quatro fatores evitados [tabagismo, obesidade, maus hábitos alimentares e alcoolismo] reduziriam número de mortes e doenças.

Sobrepeso

O levantamento mostra também que quase metade da população brasileira (48,1%) está acima do peso. O índice é maior entre os homens (52,1%), do que entre as mulheres (44,3%). Já a porcentagem de obesos alcançou 15% da população.
Os maiores índices de pessoas acima do peso estão no Rio de Janeiro (52,7%), Porto Alegre (50,8%) e Cuiabá (50,4%). Os menores percentuais ficaram com Palmas (36,6%), Salvador (40,3%) e São Luís (40,8%).
O levantamento coletou ainda dados sobre os hábitos alimentares dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, apenas 18,2% dos ouvidos respondeu que tinha hábitos considerados saudáveis quanto ao consumo de frutas e hortaliças – consumindo cinco ou mais porções por dia.


fonte: r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário