sexta-feira, 29 de abril de 2011

CLIMA: Tempo carregado pode provocar temporais entre Salvador e Recife

Uma frente fria se avança no mar, do Espírito Santo para o sul da Bahia, mas deixa áreas de instabilidade por quase todo o Sudeste, segundo a Climatempo. A passagem desta frente fria provocou uma chuva torrencial sobre Vitória, a capital capixaba, que acumulava 164 mm de chuva entre 11h de quarta e 11h desta quinta-feira. Em 24 horas choveu quase o dobro do que normalmente chove durante todo o mês de abril. O deslocamento de um sistema de baixa pressão (cavado) em níveis médios da atmosfera (cerca de 5 mil metros de altitude) intensificou estas áreas de instabilidade em São Paulo. As nuvens mais carregadas saem deste Estado avançando para o mar e também sobre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Há condições para chuvas moderadas. A presença de duas massas de ar seco impede a formação de grandes nuvens na maioria das áreas do Sul e em Mato Grosso do Sul, e também entre o norte de Goiás e o oeste da Bahia. Áreas de nuvens carregadas para a costa leste Nordeste e podem provocar temporais entre Salvador e Recife. No Norte do Brasil, o tempo quente e úmido favorece a formação de nuvens tropicais. Confira a previsão para sua região:
Região Sudeste
O sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer momento nas regiões paulistas de Franca e Ribeirão Preto, no litoral paulista, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas regiões de Minas Gerais que fazem divisa com esses dois Estados. Já no oeste de São Paulo, na região de Paracatu e no noroeste mineiro, o sol brilha forte, faz calor à tarde e não chove. Nas demais áreas do Sudeste, sol forte pela manhã, com aumento da nebulosidade e condições para rápidas pancadas de chuva a partir da tarde.
Região Sul
O sol aparece em todo o Sul do Brasil. No leste de Santa Catarina e do Paraná e na Serra Gaúcha, o céu ainda fica com muitas nuvens e chove fraco a qualquer hora do dia. As demais áreas da região terão tempo firme, com pouca nebulosidade e temperatura em elevação durante a tarde. O dia ainda amanhece frio em todos os Estados, principalmente nas áreas de serra.
Região Norte
O sol brilha forte e não chove no sul do Tocantins. Nas demais áreas desse Estado, no sul do Pará, em Rondônia, no Acre e no sudoeste do Amazonas, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte, o tempo segue abafado, com muitas nuvens, um pouco de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Região Nordeste
O ar seco e quente se mantém sobre o oeste e o norte da Bahia e não chove nessas áreas, assim como no sudeste do Piauí e na região de Petrolina, em Pernambuco. Dia nublado e com chuva a qualquer hora entre o Recôncavo Baiano e o litoral pernambucano, onde pode chover forte. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece entre nebulosidade variável e também chove várias vezes no decorrer do dia, principalmente na Zona da Mata e no litoral da região.
Região Centro-Oeste
A sexta-feira terá muito sol e calor em todo o Centro-Oeste. Em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, poucas nuvens se formam, a umidade do ar fica baixa à tarde e não chove. Já no oeste de Mato Grosso do Sul, no oeste e no norte de Mato Grosso, a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e há previsão de pancadas rápidas de chuva a partir da tarde.


terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário