segunda-feira, 18 de abril de 2011

BA: Oposição reafirma ideia de união nas eleições de 2012

Lideranças dos três principais partidos de oposição ao governo da Bahia – PSDB, PMDB e DEM – manifestaram expressamente neste domingo, 17, durante a Convenção Estadual tucana, o desejo de alinharem forças em torno de uma candidatura única à Prefeitura de Salvador em 2012. O nome desse possível candidato, porém,  é alvo de intensas discussões e deve ser o principal ponto de impasse.
Neste domingo, o deputado federal Antônio Imbassahy deixou o posto de presidente do PSDB na Bahia, com a justificativa de que o partido precisa de um político com maior tempo livre para atuar nas articulações pelo interior do estado – o que está impedido de fazer devido aos trabalhos no legislativo federal em Brasília. O ex-deputado estadual Sérgio Passos, escolhido por consenso, presidirá o partido pelo próximos dois anos.
Como último feito à frente do cargo, Imbassahy convidou, em alguns casos pessoalmente, lideranças  de oposição no estado e plantou a semente para o lançamento de uma possível candidatura única das oposições à Prefeitura de Salvador.
“Vaidades e interesses pessoais tem que ficar afastados agora. Estamos construindo uma aliança pelo bem da cidade e do estado”, defendeu.  O próprio Imbassahy já assumiu ser um dos possíveis nomes para disputar a prefeitura pelo PSDB.
Presentes - Enquanto deputados e outros políticos do PSDB, PMDB e DEM, além de PPS e PR,  elogiaram o trabalho de Imbassahy à frente da presidência estadual tucana, os presidentes estaduais do DEM,  José Carlos Aleluia; do PMDB, Lúcio Vieira Lima; e o atual do PSDB, Sérgio Passos alinharam os discursos em torno de críticas ao prefeito João Henrique Carneiro (PP) e ao governador Jaques Wagner (PT).
“Acho que o nome é a última coisa que temos que pensar. Nas últimas eleições para prefeito, o PMDB  teve um nome que foi  João Henrique, mostramos um projeto que era bom, e depois o homem virou as costas para nós e colocou tudo por água abaixo. Agora, por outro lado, também já demonstramos que nós não somos empecilho para soluções, que somos capazes de apoiar”, discursou Lúcio Vieira Lima.
Estiveram presentes também na convenção o presidente do PPS na Bahia, Ederval Araújo, conhecido como Poli; e o presidente do PTC, Rivailton Veloso. Além do deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB), o deputado estadual Marcelo Guimarães (PMDB), o ex-secretário municipal de Serviços Públicos Fábio Mota (PMDB), o deputado estadual Sandro Régis (PR) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM).
Ausentes - O deputado federal ACM Neto e o ex-governador Paulo Souto (ambos do DEM) eram esperados no evento, mas não compareceram, segundo Imbassahy, devido a  outros  compromissos  agendados.
Se entre lideranças estaduais o nome do candidato que unirá a oposição é um dos principais desafios à composição em Salvador, entre militantes e líderes municipais fora da capital, algumas diferenças históricas também dificultam a aliança.
 
 
fonte: a tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário