quarta-feira, 6 de abril de 2011

CLIMA: Tempo fica instável no Sudeste do País nesta quarta-feira

A combinação de uma frente fria estacionária na costa do Sudeste com o ar quente e úmido proveniente da Amazônia favorece a formação de muita instabilidade no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, no centro-norte de Mato Grosso, em Rondônia, no centro-sul do Tocantins, no sul do Pará, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. As informações são da Climatempo. As condições são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte e volumosa. A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista ainda forma algumas nuvens carregadas no norte e no nordeste do Estado. Por outro lado, uma grande massa de ar seco, de origem polar, impede a formação de nuvens nas demais áreas paulistas, em Mato Grosso do Sul e nos Estados do Sul. O resfriamento noturno motiva a formação de nevoeiro. Outra massa de ar seco dificulta a formação de nuvens no centro-leste do Nordeste. Confira a previsão para sua região:
Região Sudeste
Nesta quarta-feira, o tempo segue fechado, ainda com risco de chuva forte, no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O céu ainda fica com muitas nuvens, mas não chove, no leste de São Paulo. No centro-oeste paulista o sol brilha forte e o tempo fica seco. A temperatura fica amena ao amanhecer. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.
Região Norte
As áreas de instabilidade mantêm-se sobre todo o Norte do Brasil. Em Roraima e no extremo norte do Amazonas, o sol predomina, mas as nuvens aumentam com o tempo abafado e provocam pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Ainda há risco de chuva forte.
Região Nordeste
O sol brilha forte e tempo fica seco no sertão de Pernambuco e de Alagoas, no centro-norte e no nordeste da Bahia, incluindo Salvador. Já no sul baiano, o céu fica nublado e chove o dia todo. Na faixa litorânea entre Alagoas e o Maranhão, no oeste e no sul maranhense e no oeste da Bahia, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina, com aumento de nuvens e chuva passageira no decorrer do dia.
Região Sul
O sol ainda aparece entre muitas nuvens no litoral do Paraná, na Grande Curitiba e no Vale do Itajaí, mas não há mais previsão de chuva. Em todas as demais áreas do Sul, uma forte massa de ar seco polar deixa o tempo firme, com sol forte. A temperatura fica baixa durante a madrugada e no início da manhã, mas entra em elevação a partir da tarde.
Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco predomina, deixando o dia ensolarado e sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul. Na região de Goiânia e no centro-sul de Mato Grosso, o sol aparece mais forte, faz calor e chove a partir do meio da tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o céu fica com muitas nuvens, ocorrem alguns períodos de sol e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, ainda com risco de temporais.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário