quinta-feira, 7 de abril de 2011

SALVADOR: Diagnóstico precoce de câncer aumenta chances de cura em 90%

Nesta sexta-feira, 8, Pedro Felipe Pinheiro tem dois grandes motivos para comemorar. Além de ser o dia em que completará 14 anos, é também o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O que, para muitos, poderia ser apenas uma simples coincidência, para o garoto tem um grande significado.
Após três longos anos de tratamento contra a doença e cinco anos de acompanhamento, Felipe, enfim, está curado de  leucemia, doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, desconhecida. “Meu filho renasceu. Saber que ele está curado foi a melhor notícia que eu tive na vida”, conta a mãe de Felipe, a dona de casa Aurivone Pinheiro, de 34 anos.
Estima-se que entre 70% e 90% das crianças que têm câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente. “A velocidade no diagnóstico é o que vai garantir o sucesso do tratamento. Daí a importância de os pais, médicos e agentes de saúde estarem informados sobre os sintomas e sobre como identificar a doença”, explica o presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Roberto Sá Menezes, com a experiência de quem já viveu o problema. “Meu filho teve linfoma e, graças a Deus, foi curado”, comemora.
A doença, normalmente, vem acompanha de febre alta e alguns outros sintomas. A presença de gânglios, por exemplo, pode denunciar um linfoma ou leucemia; a barriguinha volumosa pode indicar, em vez de uma verminose, a presença de tumor no rim ou alças intestinais;  dores de cabeça, inchaços ou distúrbios de visão prolongados também podem sinalizar algum tipo de câncer.
Mortalidade - De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de nove mil casos novos de câncer infantojuvenil por ano no Brasil. No País, a doença já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.
Boa parte dessas mortes ocorre, justamente, por causa do diagnóstico tardio. “Como alguns sintomas do câncer são comuns a outras doenças, geralmente os médicos encaminham as crianças para outros especialistas, que por sua vez as remetem para outros médicos. Tudo isso interfere diretamente no tratamento e, consequentemente, na cura”, explica Menezes.
O Gacc é uma entidade filantrópica que dá suporte às crianças carentes do Estado. Possui uma casa de apoio onde oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação e disponibiliza transporte aos pacientes com seus acompanhantes para hospitais e clínicas de tratamento.
A entidade, em parceria com leitores de A TARDE e do jornal Massa!, realizou campanha para arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis. As doações serão entregues nesta quinta, 7, às 14h, na sede da instituição, no bairro Pau da Lima. 


fonte: a tarde online

Um comentário:

  1. gostaria de me tratar por favor entre em contato o meu email é yron3.0@hotmail.com.br preciso de ajuda

    ResponderExcluir