sexta-feira, 8 de abril de 2011

SE: Dia Mundial de Combate ao Câncer

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza nesta sexta-feira, 8, mais uma edição da Campanha “A brincadeira não pode parar”. A ação, que fará parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, acontecerá no município de Nossa Senhora do Socorro, a partir das 9 horas, na Clínica de Saúde da Família Augusto César Leite, com a palestra “Detecção precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil”.
A campanha tem o objetivo de esclarecer profissionais de saúde quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, além de levar esclarecimentos sobre a doença para a população. Já em Aracaju, haverá visitação nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santo Antônio, Santa Maria e Médici com distribuição de material informativo sobre a doença.
De acordo com a oncologista pediátrica, Daniela Amorim, esta data torna-se relevante para que se possa reforçar a importância da prevenção do câncer, além de promover o diagnóstico precoce da doença. “Precisamos ficar alerta diante de qualquer sinal ou sintoma que esteja acontecendo com a criança. O câncer tem cura, mas é importante que possamos detectá-la nos estágios iniciais da doença com o intuito de buscar o melhor para o paciente, uma melhoria na qualidade de vida”, destacou a médica.
A Avosos, que cuida do paciente com câncer há 23 anos, assiste mais de 390 crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas. Atualmente, conta com o Serviço em Onco-Hematologia Pediátrica (SOHEP) que serve como mais uma referência para o tratamento do câncer infantil em Sergipe. A unidade já atendeu em um ano mais de 70 casos suspeitos da doença.

fonte: emsergipe.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário