sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dilma exige fiscalização mais efetiva sobre empresas envolvidas com o apagão no Nordest

A presidente Dilma Rousseff determinou que o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, cobre das empresas responsáveis o reforço das operações de manutenção de equipamentos e redes de transmissão e distribuição de energia. Dilma também ligou para o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, e pediu que a agência aumente a fiscalização preventiva no sistema da Região Nordeste.
O ministro Lobão foi no início da manhã ao Palácio do Planalto para conversar pessoalmente com a presidente Dilma Rousseff sobre os problemas que causaram o apagão que atingiu oito estados da Região Nordeste. Antes, o ministro concedeu entrevista coletiva e disse o problema foi "provavelmente" ocasionado por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, na divisa de Pernambuco com a Bahia.
Segundo o porta-voz da presidência da República, Rodrigo Baena, “a presidente, de maneira nenhuma, minimizou o problema. Ela, de fato, ficou preocupada e pediu que fossem tomadas essas providências”.
Em nota oficial distribuída nesta sexta-feira (4), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) afirma que o apagão ocorreu em razão de um defeito considerado raro pela companhia. “Foi um evento considerado raro e a Chesf está trabalhando no Relatório de Análise de Perturbação, que será feito em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com a Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel]”, afirmou o superintendente de operação, João Henrique Franklin.


fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário