As vendas do comércio varejista, em volume, bateram recorde em 2010:  cresceram 10,9%, a maior expansão desde 2001, quando teve início a  pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em  2009, a alta havia sido de 5,9%. 
 Em dezembro, as vendas do varejo ficaram estáveis na comparação com  novembro. Já em relação a dezembro de 2009, houve crescimento de 10,1%. 
 O setor foi beneficiado pelo crescimento da renda, do emprego e do  crédito. O câmbio também ajudou, ao baratear produtos importados. 
 Os setores que mais contribuíram para o crescimento no ano foram hiper e  supermercados (9,0%), móveis e eletrodomésticos (18,3%), outros artigos  de uso pessoal e doméstico (8,8%) e tecidos, vestuário e calçado  (10,7%). O pior desempenho ficou com combustíveis e lubrificantes  (6,6%). 
 Em dezembro, o resultado foi impulsionado pelos ramos de tecidos,  vestuário e calçados (3,4%), material de informática (2,8%), artigos  farmacêuticos (1,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%). Os destaques  negativos ficaram, por sua vez, com hiper e supermercados (-0,3%), que  tem o maior peso no índice, e outros artigos de uso pessoal e doméstico  (-1,0%). 
 O IBGE pesquisa ainda o indicador do comércio varejista ampliado, que  inclui veículos e material de construção _setores que vendem também por  atacado. O índice fechou 2010 com alta de 12,2%. 
 As vendas de veículos registraram crescimento de 14,1%. Já as de artigos da construção avançaram 15,6%. 
 Em dezembro, o comércio varejista ampliado teve alta de 2,1% ante novembro. 
fonte: uol 

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