quarta-feira, 30 de março de 2011

BRASIL: Veja o cronograma de como será a despedida de José Alencar

O ex-vice-presidente José Alencar, que morreu na terça-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, será velado na capital federal e também em seu Estado natal, Minas Gerais. As cerimônias fúnebres ocorrerão hoje e na quinta-feira. Ainda não foi divulgado onde e quando o político será enterrado. Confira como será a despedida a José Alencar:
7h: A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que leva o corpo do ex-vice-presidente deixa São Paulo, onde ele morreu;
9h15: A aeronave da FAB chega à Base Aérea de Brasília. De lá, o corpo será recebido pelo presidente em exercício, Michel Temer, com militares e seguirá em cortejo pelas principais ruas da capital federal em um carro dos bombeiros;
10h: No veículo aberto, pelo Eixo Rodoviário, o corpo chegará ao Salão Nobre, que fica no primeiro andar do Palácio do Planalto, conduzido pelos Dragões da Independência. O velório acontece no local;
10h30: As portas do Planalto são abertas ao público e a cerimônia começa. A segurança do Planalto organizará fila para que as pessoas possam subir a rampa e circundar o caixão do ex-vice-presidente. Haverá ainda um local reservado para autoridades e parentes de Alencar. O político será recebido também por ministros do governo da presidente Dilma Rousseff e ex-ministros de Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades;
19h: Vinda de Portugal, a presidente Dilma chega a Brasília para acompanhar a cerimônia. O ex-presdidente Lula também comparecerá;
Quinta-feira: A visitação pública é encerrada pela manhã. O corpo será trasladado para Belo Horizonte e será velado no Palácio da Liberdade, entre 8h30 e 13h.
Alencar enfrentava câncer desde 1997
O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.
O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.
Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.
Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário