quinta-feira, 24 de março de 2011

Fóruns em Sergipe discutem ética médica e bioética

A ética médica e a bioética estarão em debate em Sergipe a partir desta quinta-feira, 24, até sexta-feira, 25. O Conselho Regional de Medica de Sergipe (Cremese) irá promoverá o III Fórum de Ética Médica, na quinta-feira e na sexta-feira o II Fórum da Sociedade Sergipana de Bioética. Os encontros serão realizados em um Hotel de Aracaju.
No primeiro encontro, dia 24, serão discutidos temas como publicidade médica, ética no atendimento de urgência, segurança na prescrição, entre outros. O Fórum será aberto pelos presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d´Avila, e do Cremese, Henrique Batista e Silva, também secretário-geral do Federal. O evento será uma oportunidade de integração da diretoria do CFM com o regional. Para isso, estarão presentes nos fóruns todos os conselheiros que integram o grupo.
No dia seguinte, uma nova entidade para o estudo da ética aplica à medicina será instalada. A Sociedade Sergipana de Bioética vai ser apresentada à população, durante fórum que discutirá assuntos como a bioética e a estrutura do sistema de saúde, bioética diante do dependente químico e na relação do profissional de saúde com o paciente.
A discussão sobre o tema encerrará o encontro, com as mesas redondas que tratarão sobre a bioética diante do dependente químico e sua família, coordenada pela professora da Universidade Federal de Sergipe, Cybele Ramalho, que também é psicoterapeuta de adolescentes e adultos; a abordagem médica sobre o tema, com a coordenação do professor da Universidade Estadual de Londrina e mestre em bioética, José Eduardo de Siqueira; a abordagem do Ministério Público, com o procurador estadual Rodomarques Nascimento; e por último a abordagem teológica e filosófica, com a coordenação do padre Anderson Pina Santos, mestre em bioética.


fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário