quinta-feira, 31 de março de 2011

Semana Mundial de Combate ao Câncer será realizada

Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer – 8 de abril – o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) promoverá, de 4 a 8 de abril, a Semana Mundial de Combate ao Câncer. A programação, que será realizada no Centro de Oncologia do hospital, tem como finalidade fazer um trabalho de conscientização para formar multiplicadores das informações acerca dos principais fatores de risco da doença.
Com isso, serão maiores as chances de promover a detecção precoce do câncer e, consequentemente, proporcionar maiores condições de cura e de qualidade de vida para os pacientes.
Na segunda-feira, 4, às 9h, no Centro de Oncologia do Huse, acontece a abertura do evento, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães; do diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias; do superintendente do Huse, Francisco Claro e da coordenadora da Oncologia do Huse, Rute Andrade, além da presença da Filarmônica de Itabaiana.
Já na terça, 5, também às 9h, profissionais como fisioterapeutas, assistentes sociais, médicos e enfermeiros estarão reunidos com pacientes que apresentam câncer de mama para falar sobre os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento. Também será exibido um filme motivacional, falando sobre superação e conquistas de sonhos.
Para a coordenadora da Oncologia do Huse, Rute Andrade, a Semana Mundial de Combate ao Câncer é um momento de reflexão. “Este é um período em que queremos que os olhares se voltem para a oncologia, para a importância do diagnóstico precoce e de uma assistência qualificada”, resume.
Dando continuidade à programação, os colaboradores da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar receberão na quarta, 6, informações sobre o que a oncologia disponibiliza atualmente. De acordo com a coordenadora da Oncologia do Huse, Rute Andrade, será disponibilizado o que ela chama de ‘menu’ de serviços. “Trabalharemos com folders, apresentações em power point, mostrando casos graves de pacientes e mostrando os procedimentos que fazemos na Oncologia”, comenta.
A coordenadora diz ainda que na quinta-feira, 7, a programação é direcionada às crianças. “Faremos um passeio de trenzinho pelas imediações do Huse. Todas as crianças, cerca de 60, receberão camisetas personalizadas com o tema ‘Eu Peito o Câncer’. Certamente será um dia divertido para elas”, diz.
Encerrando a programação, na sexta-feira, 7, o dia será de confraternização. “Faremos uma roda de conversa em que cada profissional deve expressar o que é trabalhar na oncologia. No ano passado tivemos uma experiência com depoimentos emocionantes”, lembra. Rute Andrade informa ainda que serão distribuídas agendas permanentes para as pacientes da oncologia, com fotos delas, camisetas temáticas e tecidos para bordados, além de show com voz e violão do artista local Gilvan.
“Aqui a gente trabalha com prevenção, diagnóstico precoce, cuidados com o paciente. Estamos aqui para tratar, cuidar, aliviar o sofrimento. Sabemos que nem sempre é possível curar, mas é possível cuidar”, diz a coordenadora da Oncologia.

fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário