terça-feira, 29 de março de 2011

BAHIA: Projeto Justiça na Escola orienta pais e educadores sobre o bullying, problema recorrente

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançou nesta segunda, 28, uma cartilha que auxilia na identificação e combate do bullying.
A cartilha é uma ação do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), e traz orientações para pais e professores sobre as maneiras de evitar e combater o problema que assombra milhares de jovens e adolescentes, na maioria das vezes, dentro das escolas.
De acordo com a cartilha do TJBA, o bullying, palavra que ainda não tem tradução para o português, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos que podem ser praticado por meninos ou meninas.
A violência, que pode ser física ou moral, ocorre de forma intencional e repetitiva, contra vítimas que provavelmente não irão revidar as provocações. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, os pais de jovens e adolescentes que são vítimas do bullying podem procurar a justiça para tratar do caso. “A família da vítima deve procurar qualquer unidade da justiça e denunciar a prática do bullying. Após o julgamento, a família do agressor pode receber um alerta pedagógico ou até mesmo ser condenado a pagar multa em dinheiro e o tratamento psicológico da vítima”. explicou o TJBA por meio de sua assessoria de comunicação.
Em Outubro, a cartilha sobre o  bullying também deve ser distribuída em escolas da rede pública estadual, através de Juizes do Tribunal de Justiça que devem realizar palestras sobre o tema nos municípios baianos. As escolas interessadas no tema podem solicitar as palestras a partir de setembro. Somente nesse primeiro dia, a cartilha alcançou o número de 380 downloads. O documento estará disponível no site do TJBA (www.tjba.jus.br), por trinta dias.


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário