segunda-feira, 28 de março de 2011

SE: Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos

A população da capital sergipana conta com mais uma unidade da Farmácia Popular, localizada na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos. O programa, implantado na capital sergipana no ano de 2004, é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O objetivo é tornar acessíveis alguns medicamentos essenciais destinados a doenças mais comuns entre os cidadãos. Os remédios são vendidos com até 90% de desconto. Além disso, medicamentos para hipertensão e diabetes são disponibilizados gratuitamente. Ao todo são 97 itens.
A nova unidade facilitou a vida das pessoas que moram na Zona Norte da capital. "Por ser uma unidade nova, a demanda ainda é crescente. À medida que as pessoas vão tendo conhecimento do nosso serviço, a procura vai aumentando aos poucos", afirma o farmacêutico Kepler Araújo, gerente da unidade. Segundo ele, ao regularizar a demanda, cerca de 400 pessoas devem ser atendidas por dia.
Por enquanto, o estoque dos medicamentos está sendo suficiente. "A Fiocruz manda medicamentos de acordo com a demanda da unidade. Então, se aumentar a demanda, vai aumentar a quantidade de remédios que vamos receber. Por enquanto estamos com estoque de inauguração", afirma o farmacêutico, acrescentando que os remédios mais procurados na nova unidade são os de hipertensão e diabetes.
A nova Farmácia Popular dispõe de uma estrutura que facilita o atendimento. O quadro de funcionários tem sete atendentes e um farmacêutico. De acordo com Kepler Araujo, a nova unidade agradou bastante a população. Para adquirir os medicamentos, é necessário apenas apresentar identidade, CPF e receituário médico, seja da rede pública ou privada.

fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário