terça-feira, 29 de março de 2011

CLIMA: Frente fria avança e deve chover forte em São Paulo

Uma frente fria está avançando entre o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste. As nuvens carregadas deste sistema estão concentradas entre Santa Catarina, o Paraná, o sul e o oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O ar quente e úmido que predomina forma muitas nuvens de chuva nas demais localidades do Centro-Oeste e em praticamente todo o Norte, de acordo com a Climatempo.
A proximidade da Zona de Convergência Intertropical ajuda a formar nuvens tropicais sobre o Amapá, litoral do Pará e o norte do Nordeste. Por outro lado, um sistema de alta pressão em superfície e em níveis médios da atmosfera (massa de ar seco e quente) inibe a formação de nebulosidade no centro-norte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, no Espírito Santo e no centro-leste da Bahia. Com o avanço do ar seco polar a nebulosidade já diminuiu bastante no sul do Rio Grande do Sul. Veja a previsão por região:
Norte
Nesta terça-feira, o sol brilha forte e não chove no norte de Roraima, inclusive em Boa Vista. No sul de Roraima, na região de Barcelos, no norte do Amazonas, no noroeste do Pará e na maior parte do Amapá, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Em Macapá, no litoral do Amapá e nas demais áreas do Norte, muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa para todas as áreas.
Nordeste
O sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora no sul e no norte do Maranhão e do Piauí, no norte do Ceará, no norte e no leste do Rio Grande do Norte e no centro-oeste da Bahia. Há risco de chuva forte nessas áreas. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina, mas o tempo também fica abafado, com aumento da nebulosidade e chuva passageira no decorrer do dia.
Centro-Oeste
Uma frente fria avança pelo Sudeste do Brasil e deixa o tempo chuvoso com queda de temperatura no sul e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. No centro-sul de Goiás, inclusive em Goiânia, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa em toda a Região.
Sudeste
Nesta terça-feira, uma nova frente fria avança pelo Sudeste e deixa o tempo fechado com chuva o dia todo no oeste, no centro-sul e no leste de São Paulo. Chove forte nessas áreas. No norte paulista, no sul do Rio de Janeiro, no sul e na zona da mata de Minas Gerais, o céu fica com muitas nuvens, ocorrem alguns períodos de sol e chove a qualquer hora, também com risco de temporais. Já no Espírito Santo, no noroeste mineiro e nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha, o sol brilha forte e o tempo segue firme. Nas demais áreas do Sudeste, sol forte e tempo abafado, com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde.
Sul
O sol aparece forte e o tempo fica firme na maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre e no litoral, mas com temperatura amena. Já no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade de uma frente fria que está no Sudeste persiste e deixa o céu carregado, com chuva a qualquer hora do dia. Ainda há risco de chuva forte e volumosa para essas áreas.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário