segunda-feira, 28 de março de 2011

CLIMA: Calor e frente fria provocam pancadas de chuva em SP

Muitas áreas de instabilidade avançam pelo Sul do Brasil, e se associam a uma frente fria. O tempo segue carregado na Região, sujeito a chuva forte, com raios e ventania. Uma grande massa de ar quente ainda cobre a Região Sudeste. Por conta do calor desta tarde houve formação de algumas nuvens, que provocam pancadas de chuva, especialmente no Estado de São Paulo, segundo a Climatempo.
Áreas de instabilidade tropicais, alimentadas pelo calor e pela umidade que vem da Amazônia, cobrem a maior parte do Centro-Oeste e do Norte do Brasil e provocam muitas pancadas de chuva. No Nordeste a chuva é resultado do tempo abafado, e embora seja forte em vários pontos, não dura muito tempo. Veja a previsão por região:
Norte
Nesta segunda-feira, o sol brilha forte e não há expectativa de chuva para Roraima. Na região de Barcelos, no norte do Amazonas, no norte do Pará e no oeste do Amapá, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, muitas nuvens, alguns períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte em todas as áreas.
Nordeste
O sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Maranhão, no Piauí, no norte do Ceará, no norte e no leste do Rio Grande do Norte, no oeste de Pernambuco, na região de Juazeiro, no oeste, noroeste e sudoeste da Bahia e na faixa litorânea da Paraíba ao Sergipe. No Planalto da Conquista e no extremo sul da Bahia, sol forte e tempo firme. Nas demais áreas do Nordeste, sol forte, aumento de nuvens e rápidas pancadas de chuva.
Centro-Oeste
Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e suas instabilidades alcançam também para o Mato Grosso do Sul, deixando o tempo instável. No sul deste Estado, muitas nuvens, alguns períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, sol entre muitas nuvens pela manhã e à tarde com chuva a qualquer hora a partir da tarde. No leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte, principalmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.
Sudeste
Nesta segunda-feira, o sol aparece forte e o tempo fica firme na Grande Belo Horizonte, na região de Januária, no norte e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Doce, em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Grande Rio, nas regiões da Costa Verde e dos Lagos e no norte fluminense. No oeste e no sul paulista, sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. No Triângulo e no sul de Minas, sol forte e chuva à noite. Nas demais áreas do Sudeste, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de chuva forte no Estado de São Paulo, por conta da chegada de uma frente fria.
Sul
O céu fica nublado e ocorrem chuviscos a qualquer hora no sul do Rio Grande do Sul. No oeste e na região de Campanha gaúcha, sol forte e tempo firme. No norte e na Serra gaúcha, em Santa Catarina e no sul, sudoeste e oeste do Paraná, tempo fechado com risco de chuva forte. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, chuvoso de manhã e à tarde e chuviscos à noite. No norte e no leste do Paraná, inclusive na Grande Curitiba, sol entre muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas paranaenses, muitas nuvens, alguns períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário