terça-feira, 22 de março de 2011

BA: Sesab confirma pacientes com vírus tipo 4 na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na segunda-feira, 21, os primeiros casos de dengue tipo 4 na Bahia, em dois pacientes que foram infectados em Salvador.
Esse tipo de vírus até então não havia sido encontrado no Estado e o início de sua entrada em circulação pode tornar mais fácil contrair a doença ou desenvolver sua forma hemorrágica, segundo explica a médica infectologista Ceuci Nunes, diretora do Hospital Couto Maia. “O problema de um novo tipo de vírus entrar é que a população não tem imunidade", diz Ceuci.
Tanto os tipos 1, 2 e 3 do vírus são comumente encontrados na Bahia. Por isso as pessoas que tiveram a doença desenvolvem anticorpos e não são infectadas novamente pelo mesmo tipo de vírus. Já a dengue hemorrágica é provocada principalmente quando a pessoa contrai uma segunda infecção por um tipo diferente de vírus, probabilidade que aumenta com a introdução do tipo 4 na Bahia.
No entanto, Ceuci acrescenta que, de acordo com o que se conhece do vírus tipo 4 da dengue, a expectativa é que ele não se dissemine com tanta facilidade quanto os outros tipos do vírus. Esse tipo do vírus não circulava no Brasil desde 1982, mas em junho do ano passado foram encontrados casos em Roraima e no Amazonas.
A Sesab marcou uma coletiva de imprensa nesta terça, 22, para explicar os casos e apresentar as estratégias de combate à doença.  


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário