quarta-feira, 23 de março de 2011

CLIMA: Nuvens carregadas predominam sobre Centro-Oeste e Sudeste

O ar quente e úmido que chega do Norte do Brasil favorece a formação de nuvens carregadas que predominam sobre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, provocando pancadas de chuva nestas regiões, segundo a Climatempo. Estas instabilidades influenciam ainda o Paraná, deixando céu carregado de nuvens e favorecendo as pancadas de chuva no norte paranaense. O contraste entre este ar quente e úmido e o ar frio e úmido que chega do oceano forma muita instabilidade também no leste do Sudeste, com pancadas de chuva no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a presença de uma massa de ar mais seco deixa o tempo aberto, mas com a aproximação de uma frente fria, aos poucos, a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul. Uma outra frente fria se afasta em alto-mar, ao largo da costa da Bahia, mas ainda forma nuvens carregadas que provocam chuva no sul e leste deste Estado. Confira a previsão para sua região:
Região Sudeste
O sol brilha forte, faz calor e não chove na Grande Belo Horizonte e nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais. No noroeste mineiro, o sol também predomina e a temperatura sobe um pouco mais. Durante a tarde, as nuvens aumentam e há previsão de pancadas de chuva. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda há previsão de chuva a qualquer hora do dia, de fraca a moderada intensidade.
Região Norte
As áreas de instabilidade mantêm-se sobre o Norte do Brasil e formam muitas nuvens carregadas por quase toda a região. No Tocantins, no centro-leste do Pará e no Amapá, o sol predomina e as pancadas de chuva ocorrem a partir do meio da tarde. Nas demais áreas, o sol ainda aparece sempre entre muitas nuvens e o tempo fica abafado, com chuva a qualquer hora do dia, que deve ser forte.
Região Nordeste
O sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, no litoral e no Recôncavo Baiano. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina e o tempo fica abafado, com aumento da nebulosidade e chuva rápida no decorrer do dia.
Região Sul
A chegada de uma nova frente fria deixa o tempo instável no sul gaúcho. O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. No leste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná, o céu também fica com muita nebulosidade e chove a qualquer hora, intercalando alguns períodos de sol. No sul e no oeste paranaense, no centro-oeste catarinense e no noroeste gaúcho, o sol brilha forte, a temperatura sobe à tarde e não chove. Nas demais áreas do Sul, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde.
Região Centro-Oeste
O sol aparece com mais força no Distrito Federal e no centro-norte de Goiás. Nessas áreas, o tempo ainda fica abafado e a nebulosidade aumenta, provocando pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo segue instável, com muitas nuvens, alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia, que ainda deve ser forte.



fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário